Paradesporto de Gaspar tem membro convocado pela Seleção Brasileira

Henrique Oliveira, coordenador do programa em Gaspar será o Técnico da equipe de natação

O Paradesporto de Gaspar vem provando a cada dia ser um programa repleto de talentos, tanto pelos esportistas como treinadores. Desta vez, o destaque vai para o Coordenador do Programa Paradesporto de Gaspar, Carlos Henrique de Oliveira, convocado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), para ser um dos treinadores da Seleção Brasileira de Natação, que disputará o Campeonato Mundial.

O 2º Trisome Games – Campeonato Mundial de Natação para Síndrome de Down, será realizado entre os dias 19 e 26 de março de 2024, na Cidade de Antalya, Turquia.

Henrique iniciou sua trajetória no esporte paralímpico através da APAE de Blumenau, no ano de 2010. “Logo que comecei a trabalhar pela APAE, já participei dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), me apaixonei pelo trabalho com pessoas com deficiência”, destaca Henrique.

No ano de 2012, através do convite de uma amiga, iniciou o trabalho no Paradesporto de Blumenau, onde ficou até 2018. E em 2021 aceitou o desafio de iniciar o Programa Paradesporto na cidade de Gaspar. “Quando eu recebi o convite para vir para Gaspar, eu senti que era o momento de proporcionar a novos jovens com deficiência, a oportunidade de se sentirem incluídos, o esporte é capaz de mudar vidas, e é oque estamos construindo em Gaspar”, reforça Henrique.

“Fico feliz pela convocação e de estar presente em um evento de um porte tão grande. É um momento único, que eu pretendo adquirir ainda mais experiencias para repassar aos paratletas gasparenses”, reforça.

Paradesporto Gaspar

O Programa Paradesporto Gaspar, iniciou em 2021 e desde lá vem possibilitando a pratica esportiva para os jovens e crianças que possuam algum tipo de deficiência. Com o passar dos anos, os alunos começaram a ter grandes destaque em competições, conquistando cada vez mais pódios e medalhas, que vão de nível municipal a nacional.

Em 2023 o Programa foi incluído ao Bolsa Atleta, e em 2024 foi ampliado. Hoje seis paratletas são contemplados pelo Programa de Bolsa, que atua como um incentivo a mais, para que os atletas estejam focados nos seu treinos e competições.