Piloto de Gaspar conquista 7ª colocação no Mundial de BMX

Posição do atleta foi a melhor colocação de um atleta de Gaspar na modalidade

O piloto da modalidade de BMX Bicicross de Gaspar Luciano Andrietti alcançou mais um feito histórico para o esporte de Gaspar. O atleta representou o município de Gaspar e o Brasil em mais um mundial de BMX, onde conquistou a 7º colocação, resultado inédito para a cidade.

Essa é a terceira vez que o atleta disputa um mundial, em outras duas oportunidades a melhor colocação do atleta havia sido uma oitava colocação, no mundial disputado na cidade de Nantes, na França, em 2022.

“Estar em mais uma final de mundial foi um momento realmente especial. Quando o narrador chama nosso nome, falando que estamos classificados para a final, é surreal, ver a torcida gritando e torcendo chega a arrepiar”, relembra o atleta.

O aleta disputou a competição em duas categorias, Cruiser 40/45 e aro 20 35+. Na categoria Cuiser, Luciano conquistou a 7ª colocação, sendo o 7ª melhor piloto do mundo na categoria. “Estou feliz com a colocação, mas sei que poderia ter conquistado mais. Eu estava com favorito ao pódio, mas por conta da chuva, patinei no gate de largada e perdi algumas posições, recuperar depois é sempre mais complicado”, relembra Luciano.

Já na Aro 20, o atleta conquistou a classificação para as oitavas de final, mas por conta de um temporal, as próximas etapas não foram realizadas. “Por conta do temporal a organização suspendeu as próximas provas do dia e premiou os atletas pelo tempo realizado nas classificatória, uma pena, porque sempre nos polpamos nas classificatórias, para estar com todo o gás nas etapas finais, quando realmente precisamos de tempos melhores para garantir as classificações”, afirma.

Atualmente o atleta soma os feitos de campeão panamericano e sétimo lugar no mundial. Sendo considerado, em sua categoria o melhor atleta da américa do sul, e o sétimo melhor do mundo. “São conquistas que fazer com que todo o esforço pra chegar até aqui seja recompensador, não somente meu como de todos que me apoiaram, com patrocínios, doações, rifas e que me mandaram mensagens de apoio. É uma conquista de todos”, afirma o atleta.

Bolsa Atleta

Luciano é um dos mais de 60 atletas gasparenses contemplados pelo Programa Bolsa Atleta da Prefeitura Municipal de Gaspar através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer. O programa serve como uma ferramenta de incentivo ao atleta local. Os beneficiários do programa recebem um auxilio financeiro mensal que ajudam no custeio de suas despesas em competições.