Prefeitura alerta sobre descarte irregular de lixo

Grande quantidade de entulho foi encontrada na Estrada Geral da Garuva

Apesar dos constantes apelos para que os moradores evitem descartar lixo e entulhos em vias públicas, algumas pessoas persistem em colocar em risco a segurança e saúde de toda a comunidade, despejando materiais sem utilidade de forma irregular nas calçadas, ruas e terrenos de Gaspar. Nesta sexta-feira, dia 2, uma grande quantidade de lixo foi encontrada na Estrada Geral da Garuva, no Bairro Gaspar Grande. Nos últimos dias, ribeirões, áreas verdes, terrenos baldios, entre outros, têm sido utilizados como locais de despejo indevido de materiais impróprios.

Conforme a legislação municipal, Lei nº 3.934, o descarte irregular de resíduos volumosos está sujeito a multa administrativa. Além disso, o descarte de materiais inservíveis em áreas públicas é um problema grave na cidade, comprometendo a saúde pública e causando danos ambientais. Além dos despejos em locais não autorizados, há também a questão da falta de sincronia com os horários do serviço de coleta, desrespeitados por muitos residentes.

Foram também registrados casos de descarte de resíduos volumosos em vias públicas nos bairros Coloninha, Gaspar Grande, Poço Grande e Santa Terezinha. A Prefeitura de Gaspar informa que o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) oferece o serviço de “Ecodescarte”. Esse serviço proporciona um destino adequado para resíduos sólidos volumosos de madeira, como mobílias. O “Ecodescarte” é gratuito, bastando agendar um horário com o setor de Resíduos através do WhatsApp (47) 99286-6268.

O prefeito Kleber Wan-Dall comenta sobre a situação. “Não se trata apenas de uma questão estética, mas de saúde pública. Inúmeros locais de descarte irregular que já foram limpos pela Prefeitura voltaram a servir de depósito de lixo, alguns deles quase no mesmo dia da ação de despoluição. Isso só demonstra a insensibilidade dos infratores”, pontua Wan-Dall.

Se um morador presenciar o descarte incorreto de resíduos, pode entrar em contato com o serviço de fiscalização do Meio Ambiente pelo telefone fixo ou WhatsApp: (47) 3091-2082.