Prefeitura de Gaspar coleta 896 pneus no Ecoponto
Ação integra campanha estadual e visa destino correto ao material
A Prefeitura de Gaspar, em parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), realizou na sexta-feira, dia 14, a coleta de 896 pneus de diversos tipos no Ecoponto do município.
A iniciativa, que se insere na campanha de recolhimento de pneus em todo o estado, tem como principal objetivo dar um destino correto a esse material, evitando que se torne um problema ambiental e um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A campanha, amparada na Resolução nº 416/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é realizada pela Reciclanip em parceria com municípios catarinenses. Através da conscientização da população sobre o descarte correto dos pneus, busca-se combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e contribuir para a preservação do meio ambiente.
Os pneus coletados no Ecoponto de Gaspar terão a oportunidade de ganhar uma segunda vida útil através de diversas alternativas. Uma delas é a transformação em grama sintética, tapetes ou sua reutilização na fabricação de asfalto, promovendo assim os princípios da economia circular.
O material também pode ser utilizado como combustível na indústria cimenteira, diminuindo a necessidade de extração de recursos naturais. Esse ciclo de reaproveitamento se estende a diversos setores, como a construção civil, a confecção de móveis e a indústria de calçados.
O descarte inadequado de pneus inservíveis no meio ambiente representa um problema de grande magnitude. Devido às suas propriedades químicas, esses resíduos podem levar até 600 anos para se decompor na natureza, gerando riscos à saúde pública e ao meio ambiente.
Para contribuir com a efetivação dessa política sustentável e descartar pneus de forma adequada, o Ecoponto de Gaspar é fundamental. Além da coleta de pneus, o espaço permite que a população faça o descarte correto de diversos outros resíduos recicláveis, como móveis, eletrônicos, lâmpadas, óleos e pilhas. O local está disponível para a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, proporcionando uma solução prática e acessível para o descarte responsável.
Para descartar resíduos no Ecoponto, basta que o cidadão apresente um documento com foto e o número da matrícula da fatura do Samae. O Ecoponto foi construído pela autarquia com investimentos de R$ 345 mil em recursos próprios.
Endereço: Avenida Frei Godofredo, nº 1035, Santa Terezinha, em anexo à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.