Prefeitura de Gaspar faz apelo à população sobre descarte irregular de lixo

Nesta sexta-feira, dia 8, uma quantidade de resíduo doméstico foi recolhido no Poço Grande

Prefeitura de Gaspar reforça a necessidade da conscientização à população sobre a importância do descarte correto de lixo. Nesta sexta-feira, dia 8, uma grande quantidade de lixo doméstico foi recolhida na Rua Pedro Schmitt Junior, no Bairro Poço Grande. Nos últimos dias, ribeirões, áreas verdes, terrenos baldios, entre outros, têm sido utilizado como local de despejo indevido de materiais impróprios.

De acordo com a legislação municipal, Lei nº 3.934, o descarte irregular de resíduos volumosos é passível de multa administrativa. Além disso, descartar materiais inservíveis em áreas públicas é um problema muito sério na cidade, atentando contra a saúde pública e gerando danos ambientais. Além dos despejos feitos em pontos não autorizados, há a questão da falta de sintonia com os horários do serviço de coleta, desrespeitados por muitos residentes.

Também foram registrado casos de descarte de resíduos volumosos em via pública, no Bairro Coloninha, Gaspar Grande e Santa Terezinha. A Prefeitura de Gaspar informa que Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) oferece o serviço de “Ecodescarte”. Esse serviço proporciona um destino adequado para resíduos sólidos volumosos de madeira, como mobílias. O “Ecodescarte” é gratuito e basta agendar um horário com o setor de Resíduos através do WhatsApp (47) 99930 – 3857.

O prefeito Kleber Wan-Dall comenta sobre a situação. “Não se trata apenas de uma questão estética, mas de saúde pública. Inúmeros locais de descarte irregular que já foram limpos pela Prefeitura e voltaram a servir de depósito de lixo, alguns deles quase no mesmo dia da ação de despoluição. Isso só demonstra a insensibilidade dos infratores”, pontua Wan-Dall.

Se um morador presenciar o descarte incorreto de resíduos, pode entrar em contato com o serviço de fiscalização do Meio Ambiente pelo telefone fixo ou WhatsApp: 47 3091-2082.

RESÍDUOS VOLUMOSOS

Lançado em julho de 2015, o Ecodescarte é um programa que tem por objetivo dar um destino correto a resíduos sólidos volumosos de madeira (mobílias). Os móveis que estiverem em bom estado de conservação devem ser encaminhados para doação. Já os materiais que tiverem que ser descartados, o Samae os destinará a um aterro licenciado de resíduos volumosos e da construção civil para, quando possível, serem reciclados ou reutilizados.

Quais objetos são coletados no programa?

Sofá, colchão, armário, guarda-roupa, mesa e demais mobílias de madeira, inteiras ou desmontadas.

Como fazer o pedido de coleta?

Para solicitar o recolhimento dos objetos, basta entrar em contato com a Gerência de Resíduos Sólidos do Samae e pelo número WhatsApp (47) 99930 – 3857, telefone ou pessoalmente. Horário de atendimento: das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Regras

Cada remoção ficará limitada à quantidade de 1,5m³ por residência. O Samae não recolherá objetos que estiverem abandonados em vias ou terrenos baldios, a coleta é feita apenas mediante solicitação. Para cancelamento da requisição, a Gerência de Resíduos Sólidos deve ser contatada.

Importante

Caso haja necessidade de descartar materiais com volume maior do que o mencionado, caberá ao usuário contratar um serviço especializado para essa finalidade e arcar com os custos provenientes da contratação.

Antes de se desfazer de algo pense de forma ecológica. Pensar ecologicamente é se preocupar para onde vão as coisas após seu descarte e qual é o impacto causado sobre o meio ambiente. Além disso, objetos que você não quer mais podem ser reaproveitados por outras pessoas.

Gerência de Resíduos Sólidos do Samae de Gaspar

Telefone: 3091.2095