Prefeitura de Gaspar promove ações de conscientização no Julho Verde

Mês é dedicado em ações de prevenção contra o câncer de Cabeça e Pescoço

Em consonância com o Julho Verde, mês nacional de combate ao câncer de cabeça e pescoço, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, realizará uma série de ações de conscientização e prevenção ao longo do mês. A iniciativa visa alertar a população sobre a importância da detecção precoce e dos cuidados com a saúde para evitar a doença.

O Dia D da Campanha em Gaspar será no dia 6 de julho, com ações em diversas unidades de saúde do município. Serão oferecidas palestras, rodas de conversa, procedimentos odontológicos, exames preventivos, vacinação contra o HPV e consultas médicas e odontológicas para a busca ativa de lesões.

As Unidades de Saúde que participarão do Dia D da Campanha Julho Verde em Gaspar são: ESF Santa Terezinha, ESF Belchior, ESF Poço Grande, ESF Sete de Setembro, ESF Margem Esquerda I, ESF Margem Esquerda II, ESF Centro, ESF Gasparinho Quadro, ESF Figueira, ESF Bela Vista e ESF Barracão.

O câncer de cabeça e pescoço é um grupo de tumores que podem afetar diversas partes da região, como boca, língua, lábios, palato, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais e pele. A doença é considerada um problema de saúde pública no Brasil, com cerca de 43 mil novos casos diagnosticados a cada ano.

O principal objetivo do Julho Verde é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir o número de mortes pela doença. Cerca de 75% dos casos de câncer de cabeça e pescoço não são diagnosticados precocemente, o que diminui as chances de sucesso do tratamento.

Fatores de risco e prevenção

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço são o tabagismo, o consumo de álcool e a infecção pelo HPV. Manter hábitos saudáveis, como evitar o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, praticar atividade física regularmente e alimentar-se de forma saudável, é fundamental para prevenir a doença.

A vacinação contra o HPV também é uma importante medida de prevenção, especialmente para os jovens. O HPV é um vírus sexualmente transmissível que pode causar diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de orofaringe, que afeta a região das amígdalas e a parte posterior da garganta. A vacina está disponível na rede pública de saúde para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.

Sinais e sintomas

É importante estar atento aos sinais e sintomas do câncer de cabeça e pescoço, que podem incluir:

Lesões na boca que não cicatrizam

Nódulos no pescoço

Rouquidão persistente

Dificuldade para engolir

Dor de ouvido

Perda de peso sem causa aparente

Sangramento nas vias aéreas superiores

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço é feito por meio de exames físicos, clínicos e laboratoriais. O tratamento dependerá do tipo e do estágio da doença, e pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia.

A Prefeitura de Gaspar convida a população a participar das ações do Julho Verde e a se conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e salvar vidas.