Prefeitura de Gaspar realiza atendimento especial no Outubro Rosa

Durante o sábado, mais de 1.300 atendimentos foram registrados

No sábado, dia 26, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde abriu as unidades de saúde no sábado, das 8h às 16h, para atender a população feminina gasparense, em alusão à campanha de Outubro Rosa. Durante a data, foram realizadas diversas ações de educação em saúde, visando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero.

Ao todo, foram registradas 215 consultas médicas, 389 consultas de enfermagem e 397 coletas de exames preventivos de câncer de colo de útero. Também foram realizados 79 testes rápidos, 29 inserções de DIU e 107 doses de vacinas, além de 1.992 procedimentos de enfermagem. Na área odontológica, foram realizadas 136 consultas e 428 procedimentos.  Além disso, a Prefeitura entregou a declaração de vacinação, um documento essencial que as famílias devem levar às escolas.

A secretária de Saúde, Ana Janaína de Medeiros, destaca as ações em prol da saúde feminina realizadas durante o mês. “Os resultados foram positivos, superando as expectativas e reafirmando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Agradecemos a todos os profissionais da saúde pela dedicação e à população por participar ativamente desta iniciativa”, pontua a secretária.

A campanha do Outubro Rosa é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo. O sintoma mais facilmente percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor, e podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. É importante lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é fundamental consultar um profissional de saúde.