Prefeitura de Gaspar repudia maus-tratos a animais e reforça compromisso com o bem-estar animal

Diretoria de Bem-Estar Animal atua na prevenção, conscientização e parcerias para garantir o cuidado e a proteção dos animais no município

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, vem a público repudiar veementemente toda e qualquer forma de maus-tratos a animais. Acreditamos que todos os animais merecem respeito, proteção e bem-estar, e que a violência contra eles é inaceitável e deve ser punida com rigor. Porém, ressalta que, nesses casos, a investigação e aplicação das penas previstas na Lei Federal nº 14.064/2020 são de única responsabilidade da Polícia Militar e da Polícia Civil.

No caso específico registrado nesta quarta-feira, dia 3, a Diretoria de Bem-Estar Animal não foi acionada formalmente, mas tomou conhecimento da situação pelas redes sociais. Ao tomar conhecimento, acompanha o caso junto aos órgãos competentes para garantir o devido encaminhamento.

A Diretoria, criada em abril deste ano, atua na esfera da prevenção e da conscientização, através da criação de políticas públicas e parcerias com entidades como a Associação Gasparense de Proteção e Amparo aos Animais – AGAPA.

Desde sua implementação, a Diretoria de Bem-Estar Animal, realizou duas feiras de adoção: uma na ExpoFest e outra no evento Comunidade em Ação. No mês de junho, foram realizados cerca de 25 atendimentos externos relacionados a casos de abandono e maus-tratos a animais. Também foram realizadas ações de limpeza nos canis da cidade, todas em parceria com a AGAPA.

Vinculada à Secretaria de Planejamento Territorial, dentro da Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Diretoria de Bem-Estar Animal desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de ações e programas estratégicos. Entre suas atribuições estão o controle e acompanhamento da população animal, a prevenção e combate às zoonoses e a realização de campanhas de vacinação para prevenir a disseminação de doenças transmissíveis entre animais e pessoas. A diretoria também defende os direitos dos animais e investirá em projetos educativos, como palestras, minicursos e outras atividades para conscientizar a população sobre a importância da causa animal e promover a posse responsável de animais.

Além disso, a prefeitura tem investido significativamente na causa animal. Nos últimos anos, foram compradas mais de 145 toneladas de ração, destinadas a ONGs e abrigos do município, com um investimento superior a R$ 600 mil. Também foram realizadas mais de mil castrações, custeadas pela prefeitura, em abrigos e ONGs locais, contribuindo de forma efetiva para o controle da população de animais em situação de rua.

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, organiza um mutirão de castração e chipagem para setembro, que beneficiará cerca de 700 animais pertencentes a famílias de baixa renda. Essa iniciativa faz parte de um esforço contínuo para o controle populacional de animais de rua e para a promoção do bem-estar animal na cidade.

Para dúvidas e esclarecimentos, entre em contato pelo número: 3091-2179.