Prefeitura decreta situação de emergência por conta da dengue
Objetivo é garantir agilidade nas ações contra o avanço da doença
A Prefeitura de Gaspar decreta situação de emergência em saúde pública em resposta ao risco epidemiológico da epidemia de doença presente em todos os bairros do município. A medida, publicada no Diário Oficial dos Municípios na quarta-feira (10), visa garantir agilidade na tomada de medidas de prevenção, controle e atenção à saúde da população.
O decreto permite à Prefeitura realizar diversas ações sem a necessidade de autorização prévia, inclusive de proprietários de terrenos baldios, por exemplo. As medidas também incluem a requisição de pessoal e equipamentos, limpeza de terrenos baldios, ingresso forçado em imóveis que demonstram risco à comunidade e recolhimento de materiais (móveis, veículos, sucatas, entre outros).
O prefeito Kleber Wan-Dall conta com o apoio da população para enfrentar mais esse desafio. “Estamos enfrentando uma grave epidemia de dengue em nossa cidade, e é necessário que todos estejam cientes da gravidade da situação. A prevenção e o combate ao mosquito transmissor são responsabilidades de todos nós. Conto com o apoio e a colaboração de cada morador para enfrentarmos juntos esse desafio e protegermos nossa comunidade”, ressalta Wan-Dall.
No último boletim divulgado em 5 de abril, Gaspar contabilizava 182 casos confirmados de dengue, 710 casos em investigação e 428 focos do mosquito Aedes aegypti, desde o início do ano. Para comparação, em abril de 2023, Gaspar registrava apenas quatro casos confirmados de dengue, um aumento de mais de 4.450%.
As ações de combate à dengue estão sendo intensificadas, com fumacês e atividades dos agentes de endemias. A Prefeitura também segue com a Central de Hidratação. O serviço funciona das 7h às 13h, e está instalado na Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi. A estrutura conta com 10 leitos de observação e medicação.
A Central de Hidratação é um espaço destinado especificamente para pacientes com suspeita de dengue que já receberam atendimento prévio em uma Estratégia Saúde da Família (ESF) e foram encaminhados. No local, profissionais coletam sangue para a realização de hemogramas. Os exames são coletados de acordo com a avaliação do profissional de saúde em pacientes para avaliar o nível das plaquetas e hidratação, além de avaliar a melhor conduta e o manejo adequado do paciente em cada situação.
Outras medidas importantes para prevenir a dengue:
Eliminar a água parada de qualquer recipiente, como vasos de plantas, pneus, calhas e lajes.
Manter caixas d’água e tonéis bem tampados.
Usar repelentes e inseticidas.
Usar roupas que protejam o corpo, como calças e camisas compridas.
Manter as casas limpas e livres de entulhos.
Colaborar com os agentes de endemias.
A Prefeitura de Gaspar pede a colaboração de toda a população para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e prevenir a dengue.