Prefeitura encaminha Projeto de Lei para leiloar imóveis

Leilão vai fomentar a economia e investimentos privados no município

‌A Prefeitura de Gaspar encaminhou o Projeto de Lei nº 84/2023, que tem como objetivo autorizar a realização de um leilão de imóveis de propriedade do município. O projeto, agora, seguirá para tramitação entre as comissões da Câmara Municipal, onde será submetido à votação. Caso aprovado, nove terrenos localizados nos bairros Santa Terezinha, Centro e Figueira estarão aptos a serem leiloados, com um valor mínimo estimado em aproximadamente R$ 15 milhões.

Após a aprovação do projeto pelo Legislativo, será publicado edital para a realização do leilão. Os imóveis que devem ir a leilão tem o perfil de inservíveis, ou seja, não estão sendo utilizados pela administração municipal. Além disso, a manutenção desses espaços são considerados economicamente inviáveis.

Dois terrenos estão localizados na Rua Coronel Aristiliano Ramos, um na Rua Doralício Garcia, dois na Rua Francisco Merlo, três na Avenida Santa Terezinha e um na Rua Profº Vitório Anacleto Cardoso.

A avaliação dos valores para o leilão foi realizada com base em um laudo técnico emitido por imobiliárias locais, juntamente com a análise de uma Comissão de Avaliação de Imóveis da própria Prefeitura. Esse processo envolveu uma análise de mercado e das características de cada terreno, resultando em uma média que determinou o valor mínimo de cada imóvel a ser leiloado.

De acordo com o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, além de permitir investimentos da iniciativa privada fomentando a economia local, os recursos arrecadados com a venda desses terrenos serão investidos no desenvolvimento do município.

Além disso, alguns dos terrenos tiveram uma valorização expressiva desde sua aquisição pelo município. Um exemplo é o terreno onde antes funcionava a agência do antigo Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), arrematado em 2019 pelo valor de R$ 1,8 milhão. Hoje, esse terreno vale quase o triplo do valor pago inicialmente, demonstrando a valorização imobiliária no município. Outros terrenos também experimentaram um aumento significativo em seu valor de mercado.