Prefeitura inaugura ESF Rosa Maria Pereira, no bairro Sete de Setembro

Ação será realizada no dia 6 de março, às 18h e faz parte da programação de aniversário de Gaspar

A partir do dia 7 de março, a comunidade do bairro Sete de Setembro terá uma nova unidade de saúde. Isso porque, no dia 6 de março, às 18h, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde inaugura a Estratégia Saúde Família Rosa Maria Pereira. A construção do novo espaço faz parte do Programa Avança Gaspar e da proposta de oferecer bem-estar à população e proporcionar uma estrutura mais humanizada para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O local irá permitir o atendimento de aproximadamente seis mil pessoas. A inauguração da ESF faz parte das comemorações dos 89 anos de emancipação político-administrativo de Gaspar.

O endereço do novo espaço será na Rua Rua Ituporanga, 51 e terá consultório odontológico, sala de inalação, sala de curativos, sala de vacinação, consultórios médicos e sanitários PCDs. Além disso, contará com uma equipe de enfermeiros, dois médicos, quatro técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo, quatro agentes comunitários de saúde e uma auxiliar de serviços.

O novo posto de saúde era um antigo sonho dos moradores, que agora têm um local moderno e estruturado para a realização de atendimentos. A construção foi realizada de acordo com a padronização do Ministério da Saúde.

O prefeito Kleber Wan-Dall destaca mais uma obra em prol da saúde gasparense. “Oferecer espaços adequados para o atendimento digno da nossa população é algo que norteia a nossa gestão. Nos últimos anos tivemos grandes avanços na saúde, com a construção de outras unidades, além das reformas e ampliações feitas em outros prédios. O acolhimento básico de saúde é essencial para garantir a qualidade de vida e reduzir os riscos de agravamento de doenças”, salienta o prefeito Kleber Wan-Dall.

Homenagem

Rosa Maria Pereira, esse será o nome da ESF. Rosa foi servidora da Prefeitura de Gaspar, trabalhou como auxiliar de enfermagem no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Foi a primeira profissional da saúde a falecer, vítima de Covid-19, em 25 de janeiro de 2021. Durante a pandemia, não se afastou da função, manteve-se assídua e trabalhou na linha de frente no combate à doença. Considerando a importância da ex-servidora e como forma de reconhecimento à luta dos profissionais da saúde, o prefeito Kleber Wan-Dall sancionou a Lei Municipal LEI Nº 4.261, de autoria da vereadora Mara Xavier, que deu o nome dela à ESF.

Mudança

Por conta da mudança de equipamentos e móveis, a ESF Sete de Setembro não realizará atendimentos entre os dias 3 e 6 de março. O cidadão que precisar de atendimento médico durante esses dias deverá procurar a ESF Centro, das 7hh às 12h e das 13h às 20h. No dia 7 de março o atendimento no novo espaço será normal.