Prefeitura incentiva pessoas e empresas ligadas ao turismo a participarem do Cadastur

Registro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos empreendedores e ao município

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo incentiva as empresas do segmento turístico a fazerem o cadastro no sistema nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O registro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.

Hotéis, restaurantes, agências de turismo e organizadores de eventos devem cadastrar seus empreendimentos no Cadastur, que nada mais é do que um sistema on-line do Ministério do Turismo de cadastro de empresas e profissionais com o objetivo de promover a ordenação, formalização e a legalização do setor turístico.

De acordo com o secretário da pasta, Pablo Fachini a ação é necessária para criar uma rede segura do turismo. “O Cadastur é uma importante ferramenta que permite que o turista tenha acesso às empresas cadastradas através do site oficial do Ministério do Turismo. A divulgação no site do Ministério do Turismo garante maior segurança na escolha e contratação de prestadores de serviços turísticos na nossa região e em todo o país”, afirma.

Com o cadastro regularizado, a empresa ou profissional que atua no mercado turístico poderá ter acesso aos benefícios que o Ministério do Turismo dispõe, como: acesso a linhas de financiamento por meio de bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações do ministério, incentivo à participação em programas e projetos do governo federal, participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo ministério, visibilidade nos sites do Cadastur e do programa Viaje Legal, acesso aos programas e eventos do ministério e apoio online.

O Cadastur é obrigatório para os seguintes segmentos da área do turismo: Acampamentos Turísticos; Agências de Turismo; Meios de Hospedagem; Organizadoras de Evento; Parques Temáticos; Transportadoras Turísticas. E opcional para: Casas de Espetáculo; Centros de Convenções; Empreendimentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos; Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva; Locadoras de Veículos para Turistas; Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos; Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares.

Cadastro Municipal

Além do Cadastur, a diretoria de Turismo orienta os estabelecimentos a se cadastrarem no Portal do Turismo de Gaspar, através do formulário: https://forms.gle/VGefUtk9sEttjMqP6. Após analise da secretaria, as informações são adicionadas no site oficial de turismo do município. Além disso, é possível utilizar o site para cadastrar e consultar eventos que ocorrem no município. Para isso, basta enviar um e-mail comunicacao@gaspar.sc.gov.br com os dados básicos da ação.

Link CADASTUR: Cadastur – Ministério do Turismo