Prefeitura inicia dois novos projetos para Idosos

Os programas têm o objetivo de desenvolver leitura e escrita para pessoas acima de 60 anos

Ler e escrever, duas palavras, dois verbos que proporcionam a abertura de mais conhecimento. Neste sentido, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Convivência do Idoso iniciam mais dois projetos que desenvolvem a leitura e a escrita da pessoa idosa. Os projetos intitulados ‘Clube da Leitura 60+’ e o ‘Letramento’ começam a ser ofertados a partir de agosto.

As iniciativas têm como objetivo contribuir para a formação crítica dos gasparenses da melhor idade, além de aumentar a capacidade de articulação e de inserção social, para que possam exigir mais respeito, além de ter noção dos seus direitos.

O projeto ‘Clube da Leitura 60 +’ tem como objetivo exercitar a leitura, envolver a comunidade da terceira idade e promover práticas sociais sobre a leitura. A principal atividade será as rodas de leitura, momento que os idosos irão se reunir para ler e comentar sobre determinado livro. Tudo será realizado com a mentoria de um educador social.

Através do programa o idoso poderá se aproximar de uma realidade que vai vivenciar em seu dia a dia com familiares, amigos e sociedade. O Clube da Leitura proporcionará um ambiente para praticar a troca espontânea que a leitura traz.
Serão destinadas 10 vagas para a oficina que será realizada toda segunda-feira, a partir das 14h30. As matriculas devem ser realizadas no Centro de Convivência do Idoso até o dia 22 de julho.

O projeto Letramento é uma parceria entre Prefeitura de Gaspar, através da Assistência Social, Secretaria da Educação e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O ‘Letramento’ tem como objetivo oferecer aos idosos de Gaspar uma formação básica em leitura e produção textual. O curso terá uma carga horária de 160 horas, sendo distribuídas em ao longo de 20 semanas, com aulas presenciais. Serão duas turmas disponíveis para a comunidade, sendo uma no Centro de Convivência do Idoso e outra turma no IFSC Campus de Gaspar, as duas terão 20 vagas disponíveis.

Os dias de curso estão distribuídos da seguinte maneira:
Segunda e quarta-Feira no IFSC – Bela Vista – Período Vespertino
Terça e quinta-Feira no Centro de Convivência do Idoso – Coloninha – Período Vespertino

As matrículas para os dois projetos devem ser realizadas no Centro de Convivência do Idoso, até o dia 22 de julho. É necessário levar documento com foto (Identidade ou Carteira de Motorista), comprovante de residência e uma foto 3X4. Além disso, caso as vagas sejam preenchidas, o idoso ficará em uma fila de espera, em casos de desistências.

Dúvidas: (47) 301-2301 – Andréia e Dorli

Foto: Arquivo PMG