Prefeitura leva projeto de educação ambiental à escola Professor Rudolfo Günther

Objetivo é promover consciência ambiental nos alunos da educação de Gaspar

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Meio Ambiente, em parceria com a Escola de Educação Básica Professor Rudolfo Günther, deu início ao projeto piloto de educação ambiental “Amigos do Palenta Terra”. O objetivo da iniciativa é promover a consciência ambiental entre os alunos da educação infantil e do ensino fundamental, conscientizando-os sobre a importância da preservação do meio ambiente.

O projeto será desenvolvido ao longo do ano letivo, pelo Biólogo Pedro Beduschi, com encontros mensais que abordarão cinco temas principais: solo, água, flora, fauna e floresta. As atividades serão adaptadas à faixa etária dos alunos e incluirão aulas teóricas e práticas, sempre que possível ao ar livre.

Para complementar o aprendizado em sala de aula, o projeto prevê ainda saídas a campo para locais como o Ecoponto do Samae, o Parque Natural Municipal dos Bugios, a ETA I SAMAE e a Exposição Fritz Muller de Ciências Naturais da FURB em Blumenau.

A diretora da escola, Chirley Simone Cani da Silva, destaca que a iniciativa se soma a outras ações de sustentabilidade já desenvolvidas pela instituição, como a gincana anual de coleta de materiais recicláveis, projetos sobre dengue e armazenamento de alimentos, oficinas de vivências na infância e o projeto “Viajante da Matemática”.

“Os projetos são importantes para o desenvolvimento da rotina escolar”, afirma Chirley. “Aqui na escola, com o ensino integral, temos a preocupação de unir cada vez mais práticas pedagógicas diversificadas para que os estudantes se sintam seguros e felizes, influenciando positivamente no ensino-aprendizado. A educação ambiental é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pelo futuro do planeta”, conclui.

O secretário de Planejamento Territorial, Carlos Bornhausen, destaca a importância da educação ambiental, dentro da sala de aula. “Acredito que a educação ambiental é um pilar fundamental para a construção de um futuro mais verde e sustentável para Gaspar. Através da formação de cidadãos conscientes e atuantes na preservação do meio ambiente, podemos garantir um futuro melhor para as próximas gerações”, pontua o secretário.