Prefeitura realiza ação de saúde bucal na APAE
Atividade tem como objetivo promover a higiene oral na instituição
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde promoveu uma atividade com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A ação teve como objetivo atender as necessidades da instituição e promover o desenvolvimento de habilidades de higiene oral e a conscientização sobre a importância da saúde bucal.
Equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Terezinha que abrange a área da APAE e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Policlínica Dr. Valmor Beduschi realizaram um plano de atividades em conjunto, para que atendesse ás demandas de cada aluno da instituição.
Na primeira turma, composta por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e alto grau de dependência para realização da higiene oral, as equipes realizaram escovação individual com cada aluno. O processo garantiu que as crianças tivessem autonomia na realização da escovação.
Em outra turma, formada por alunos com maior independência na escovação, o foco foi direcionado para identificar áreas que necessitavam de maior atenção na higiene oral. Os profissionais forneceram orientações personalizadas para garantir uma higiene eficaz.
A próxima etapa do projeto será realizada no dia 6 de novembro e será voltada para alunos que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho. O foco será na importância de manter uma boa higiene oral e o impacto na autoestima e na interação social. Além disso, serão abordadas técnicas para uma escovação efetiva, contribuindo para a saúde bucal e, consequentemente, para o sucesso desses jovens no ambiente de trabalho.
O secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, comenta sobre as ações desenvolvidas na APAE. “Estamos comprometidos em proporcionar acesso a cuidados de saúde bucal a todos os gasparenses, independente das suas necessidades especiais, promovendo uma melhor qualidade de vida e inclusão social. Estamos ansiosos para continuar trabalhando de mãos dadas com a APAE e outras organizações para oferecer cuidados de saúde e capacitar nossos cidadãos a manter uma boa saúde bucal ao longo de suas vidas”, pontua o secretario.