Prefeitura recolhe mais de 50 toneladas de lixo em mutirão de limpeza

Ação foi realizada no sábado, na Estrada Geral da Garuba

O descarte irregular de resíduos segue um desafio para a administração municipal, apesar dos esforços contínuos de conscientização e repressão a essa prática, que, além de desrespeitosa, pode ser caracterizada como crime ambiental. No último sábado, dia 17, equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e das secretarias da Prefeitura de Gaspar removeram mais de 50 toneladas de lixo descartado na Estrada Geral da Garuba, no Bairro Gaspar Grande.

Para o mutirão, foram mobilizados cerca de 20 servidores, dois caminhões tipo caçamba e uma retroescavadeira. A quantidade de lixo recolhida encheu a caçamba oito vezes, sendo transportada intercaladamente até a empresa responsável pela reciclagem dos materiais. No entanto, devido à chuva ocorrida no sábado, o serviço teve que ser interrompido e será retomado nesta semana.

Do local, foram removidos móveis, entulhos de construção civil e muitas embalagens de bisnagas de silicone. Todos esses materiais deveriam ser descartados no Ecoponto ou por meio do aluguel de uma caçamba coletora de entulho, conforme determina a Lei.

O prefeito Kleber Wan-Dall comentou sobre a ação. ‘Apesar de inúmeros apelos o problema é recorrente. E isso faz com que a gente desloque servidores, equipamentos e zeladoria nesses locais para recolher a sujeira’, pontua o prefeito.

Conforme estabelecido pela legislação municipal, Lei nº 3.934, o descarte irregular de resíduos volumosos está sujeito a multa administrativa. Além disso, o descarte de materiais inúteis em áreas públicas é um problema grave na cidade, comprometendo a saúde pública, causando danos ambientais e contribuindo para a propagação da dengue. A falta de sincronia com os horários do serviço de coleta também é uma questão recorrente, desrespeitada por muitos residentes.

Caso algum morador presencie o descarte incorreto de resíduos, pode entrar em contato com o serviço de fiscalização do Meio Ambiente pelo telefone fixo ou WhatsApp: (47) 3091-2082.