Prefeitura reforça canais de enfrentamento da violência contra a mulher

Nesta semana Gaspar presenciou mais um caso de feminicídio que chocou a cidade

Nesta semana, Gaspar presenciou mais um chocante caso de feminicídio. Um homem assassinou sua ex-sogra e tentou matar sua ex-mulher com um facão. Diante dessa situação, a Prefeitura de Gaspar intensifica a divulgação das medidas de enfrentamento e os serviços públicos de proteção e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica.

Dentre os recursos oferecidos em Gaspar, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS conta com cinco equipes multidisciplinares compostas por psicólogos e assistentes sociais, prestando atendimento psicossocial a mulheres que enfrentam ou enfrentaram situações de violência. O CREAS oferece apoio, acolhimento e um ambiente seguro para discussões sobre a violência contra a mulher.

Conforme explica Juliana Menezes de Oliveira, coordenadora do CREAS, no caso da mulher vítima de violência, muitas vezes, apenas a denúncia contra o agressor não é suficiente. “A mulher precisa sentir-se acolhida e ter uma rede de proteção para ter segurança ao denunciar. O atendimento e suporte são fornecidos por uma equipe multidisciplinar. Mesmo que ela não tenha feito uma denúncia, o CREAS está de portas abertas para auxiliar essas vítimas”, explica.

Além disso, Gaspar conta com uma parceria para auxiliar mulheres em situação de risco. A ONG Casa das Anas acolhe mulheres acompanhadas de seus filhos que enfrentam ameaças ou perigo devido à violência doméstica e familiar. O objetivo da organização é oferecer suporte e oportunidades para que essas mulheres possam reconstruir suas vidas, buscando autonomia, autoestima e superação das situações de violência. O acolhimento na Casa das Anas é feito com total sigilo, visando garantir a segurança da mulher e dos filhos.

O secretário de Assistência Social, Salézio da Conceição, destaca a necessidade de abordar esse assunto. “Nos solidarizamos com os familiares e amigos da vítima e reforçamos que a luta contra violência doméstica continuará, ainda mais intensa, na tentativa de conscientizar a população sobre a importância da denúncia e acompanhamento. Nossa rede de atendimento está à disposição, pois Gaspar não tolera a violência!”, pontua o secretário.

Denunciar é fundamental

Além do Ligue 180, é possível denunciar pelo canal do Disque Direitos Humanos, através do Disque 100, ou procurar uma delegacia e acionar a Lei Maria da Penha através do número 190. Além disso, os serviços da Prefeitura de Gaspar também podem ser utilizados como canais de denúncia, como a assistência social pelo telefone (47) 3091-2306 e as unidades de saúde mais próximas.