Profissionais de saúde são capacitados em manejo clínico da dengue
Ação foi realizada nesta quinta-feira, dia 27, pela equipe de educação permanente da pasta
o tratamento em casos suspeitos de dengue. A capacitação foi dividida com médicos das Estratégias Saúde da Família (ESFs) e profissionais do Hospital de Gaspar. No dia 5 de maio, mais uma etapa será realizada no município.
“A dengue é uma doença complexa que, se não for tratada com seriedade, pode levar à morte. Por isso, estamos realizando essas ações com nossos profissionais para que eles saibam a melhor maneira de agir em casos confirmados da doença”, explica o Secretário da Saúde, Francisco Hostins Junior.
De acordo com o mais recente boletim epidemiologia, divulgado pela Vigilância em Saúde, foram confirmados oito casos de dengue este ano na cidade. A preocupação, porém, não se limita ao número da doença, mas também pelos focos do mosquito encontrados até agora que somam 369.
Engaja SUS
O curso foi planejado e executado pelos profissionais da educação permanente da saúde e promove momentos de reflexão, trocas e aprendizados entre os participantes, além de transformar e qualificar práticas gerenciais. O tema central do debate das ações realizadas pela equipe é “Engaja SUS. Porque o que a gente faz, faz a diferença!”.
Essa é a segunda ação realizada pela equipe. A primeira foi uma capacitação com todos os servidores da saúde sobre o Abril Azul, que teve o objetivo de qualificar e humanizar o atendimento ofertado para pessoas com diagnostico de Transtorno do Espectro Autista – TEA.
A ideia do grupo é identificar pequenos problemas da atenção básica e promover ações educacionais com os servidores para que eles estejam capacitados em lidar com essas situações.
O projeto fomenta reflexões de todos os participantes (gestores, profissionais de saúde e usuários), a partir das iniciativas de promoção da educação permanente no campo do trabalho em saúde. A ação poderá ampliar a implementação de modelos que atendam às necessidades de saúde de Gaspar, com a promoção do trabalho em equipe, e a construção de redes de serviços, que contribuam para o fortalecimento do SUS.