Programa Paradesporto Gaspar segue em ascensão
Ano foi de muitas conquistas e realizações para o programa gasparense
Nos últimos anos uma turma pra lá de especial vem ‘roubando a cena’ no esporte gasparense. Com pouco menos de três anos, o Programa Paradesporto segue em grande ascensão, com inúmeras conquistas e realizações para o esporte gasparense nesse ano de 2023.
Uma das principais realizações do Paradesporto no ano foi a sua inserção ao Programa de Bolsta Atleta, com um enorme passo na inclusão ao esporte em 2023. Além dos esportes convencionais como Voleibol, Futsal, BMX Bicicross, entre outros, o Programa pela primeira vez na historia da cidade incluiu a Bolsa ao Paradesporto.
O Prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall destaca a importância do programa de bolsa atleta para quem representa a cidade. “É um incentivo a mais, uma maneira de demonstrar o apoio do órgão público com esses atletas. Foi um passo muito importante inserir o programa paradesporto ao bolsa. Vamos seguir trabalhando para que a cada ano mais vagas surjam para essa turma”, pontua Wan-Dall.
A primeira grande competição do ano, foi o Brasileiro de Paratletismo, realizado entre 19 e 22 de abril na cidade de São Paulo. Gaspar contou com a representatividade de dois atletas integrantes do Programa Paradesporto, Maria Clara Pereira, de 17 anos, conquistou medalha de ouro na prova de corrida de 100M e medalha de prata na prova na prova de corrida 200M, já Samuel Humberto Silva, também de 17 anos, representou Gaspar em três provas, nos 800M o atleta ficou com a 6ª colocação geral, além da 8ª colocação nas provas de 400M e Salto em Distancia.
No mês de maio, a atleta Gabriely Stein disputou o Brasileiro de Natação Paralímpica, onde mostrou seu talento a nível nacional. A atleta, de apenas 14 anos disputou cinco provas, e em uma delas conquistou a 6ª colocação, competindo contra adultos que buscavam índices para competições como o mundial de natação e as paraolimpíadas.
Em sua segunda participação no Parajesc na história, Gaspar conquistou 26 medalhas. Um dos grandes destaques de toda a competição foi mais uma vez a nadadora gasparense, Gabriely Stein que competiu em cinco provas e conquistou cinco medalhas de ouro. Destaque também para a paratleta Maria Clara que conquistou dois ouros nas provas de corrida e prata no salto em distancia.
Outra grande competição foi Meeting Paralímpico, onde os paratletas conquistaram seis medalhas em oito provas disputadas. A competição contou com a participação dos melhores atletas do Brasil, em suas respectivas classes e foi realizada na cidade de Curitiba. Destaque no atletismo para Samuel Humberto Silva, com dois ouros e duas pratas e na natação paralímpica para Gabriely Stein com um ouro e uma prata.
Durante o ano, os atletas do programa também disputaram etapas regionais e nacionais das Paralímpiadas Escolares. Com 10 atletas convocados, os atletas voltaram das Paralímpiadas Escolares com sete medalhas no peito. O destaque gasparense na competição ficou pela representatividade de Teylon Fernandes Colling, que conquistou 2 medalhas de prata e 1 de bronze no atletismo, Arthur da Silva Shereiber que foi bronze na Bocha Paralímpica e Gabriely Stein Hostins, que conquistou duas pratas e uma medalha de ouro na Natação Paralímpica.
Neste ano o programa também realizou a segunda edição do Festival Paradesportivo de Gaspar. O festival é realizado com o intuito de incentivar as pessoas com algum tipo de deficiência a praticar atividades esportivas regulares, além de criar condições para que possam superar seus limites e desenvolver suas potencialidades. Cerca de 180 estudantes de Gaspar e APAE participaram do festival.
Para a diretora-presidente da Fundação de Esportes, Rafaele Vanicini o Paradesporto vai além das medalhas. “É um sentimento de orgulho imensurável fazer parte dessa trajetória tão bonita que o paradesporto vem construindo em Gaspar. Independente das inúmeras medalhas conquistadas pelos atletas, oque move o programa é a inclusão e dedicação. São jovens talentosos que estão estão optando por superar seus limites e se dedicar ao esporte. Que durante o próximo ano possam evoluir ainda mais!”, destaca Rafa.