Programa Paradesporto Gaspar segue para mais um desafio

Delegação gasparese embarca no próximo dia 11 de maio para a disputa do Parajesc

Os jovens paratletas gasparenses terão mais um desafio para enfrentar nesta semana. A delegação de atletas do Programa Paradesporto Gaspar embarca no próximo dia 11 de maio para cidade de Itajaí, onde serão realizados os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina – Parajesc. A delegação que irá representar o Programa Paradesporto e o Município de Gaspar conta com 17 atletas inscritos em 4 modalidades, sendo 12 no Atletismo, dois na Bocha Paralímpica, dois na Natação-Paralímpica e um no Tênis de Mesa.

Essa é a segunda participação do Programa Paradesporto no Parajesc, na primeira oportunidade o programa levou 15 atletas para a etapa disputada em julho de 2022 nos municípios de Blumenau e Timbó, onde voltaram para Gaspar trazendo consigo 17 medalhas, sendo 9 delas de ouro, 6 de prata e 2 medalhas de Bronze.

O Diretor-Presidente da Fundação de Esportes de Gaspar, Douglas Francisco Muller comemora o o sucesso que o paradesporto vem fazendo na cidade. “O passo que foi dado com a implantação do programa em Gaspar foi muito importante para o inicio da carreira de muitos atletas já no presente e também para o futuro. É um motivo de muito orgulho ver o destaque esses paratletas estão conquistando”, afirma o Diretor-Presidente.

Os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina são realizados com o intuito de estimular a participação de estudantes com deficiência física, visual, auditiva e intelectual em atividades esportivas, dando continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas, principalmente durante as aulas de educação física.

A competição é uma realização da Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte e serve como classificatória pra a etapa regional das Paralimpíadas Escolares.

Os paratletas melhores classificados nos Parajesc farão parte da seleção de Santa Catariana, que participará da etapa regional Sul/Sudeste das Paralimpíaadadas Escolares nos dias 5 a 9 de setembro em São Paulo. Além dos catarinenses, a competição terá a participação das seleções do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Programa Paradesporto

Realizado através do Programa Novo Esporte Gaspar o Programa Paradesporto Gaspar teve inicio em meados de 2021 na cidade de Gaspar. O projeto realizado pela Fundação de Esportes em parceria com a Secretaria de Educação, em pouco menos de dois anos já atendeu mais de 170 jovens e adultos de Gaspar que possuam algum tipo de deficiência e os atletas participantes conquistaram 37 medalhas, sendo 22 delas de ouro.