Projeto Integrar terá nova sala sensorial para crianças com Autismo

Cerca de 70 crianças e adolescentes serão beneficiados com o novo espaço

Audição, visão e tato estão entre os sentidos que serão estimulados com a nova Sala de Estimulação Sensorial do Projeto Integrar. A sala está em fase de finalização e cerca de 70 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados na rede municipal de ensino serão beneficiados.

A sala é composta de playground espumado, colchonetes, tatame, parede de escalada inclinada, além de outros equipamentos que vão estimular as habilidades cognitivas e motoras, além de possibilitar o desenvolvimento da força, equilíbrio, coordenação, noção, cores e formas. Ou seja, a partir das intervenções com a terapeuta ocupacional, a criança autista poderá entender o ambiente, o corpo e todos os estímulos exteriores tendo uma reação ou aprendizado mais adequados.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca os investimentos para as pessoas autistas no município. “Uma das bandeiras da nossa gestão tem sido dar mais qualidade de vida para as crianças diagnosticadas com TEA na nossa cidade. A sala sensorial complementa esse movimento de criar oportunidades para essas pessoas. Sabemos o quanto Gaspar é referência no atendimento ao autismo e raríssimos municípios têm uma oportunidade como essa. Isso é muito bom para as famílias que aqui frequentam, e para o futuro dessas pessoas”, conta Wan-Dall.

O espaço do Projeto Integrar conta com nove consultórios, divididos em psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e terapia ocupacional, além de espaços para recreação – uma para as crianças do Projeto Integrar e outra para atendimentos do Sefoppe, banheiros, salas de reunião, de espera e área administrativa e agora uma sala sensorial.

Atualmente, o espaço é alugado, mas uma verba de R$ 5 milhões já está destinada para o município para a construção da sede própria. O espaço para construção da sede do Projeto Integrar já foi definido: será o terreno ao lado do Fórum de Gaspar, na rua Pref. Júlio Schramm, bairro Sete de Setembro. Neste momento, a Prefeitura aguarda a finalização dos tramites legais para iniciar todo o processo da obra, desde o início da licitação, até o começo efetivo das obras.

Foto: Cinara Muller