Projetos da Associação Olakunde iniciam em Gaspar

Quatro escolas serão beneficiadas através do Fundo da Infância e Adolescência

Quatro escolas de Gaspar serão beneficiadas na próxima semana com dois projetos da Associação Educacional de Formação Intercultural Olakunde. As intervenções ocorrerão nas escolas municipais Vitório Anacleto Cardoso e Norma Mônica Sabel e nas estaduais Marina Vieira Leal e Arnoldo Agenor Zimmerman, sendo mais de três mil pessoas atendidas. A iniciativa é realizada por meio de recurso do FIA (Fundo da Infância e Adolescência), repassado a Olakunde.

As escolas Arnoldo Agenor Zimmermann e Norma Mônica Sabel serão contempladas com o Projeto de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O objetivo é combater o abuso, exploração e importunação sexual nas escolas transformando-as em um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento educacional e emocional de crianças e adolescentes. Estão previstas palestras e oficinas com profissionais especializados, para conscientização e prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Já as escolas Vitório Anacleto Cardoso e Marina Vieira Leal receberão o projeto interligando emoções. O projeto tem como objetivo desenvolver competências socioemocionais nos adolescentes, pais e responsáveis, acolhendo suas demandas psicoemocionais, ampliando a conscientização de todos, desenvolvendo o autoconhecimento, reconhecimento corporal, pensamento crítico, convivência de forma assertiva com seus sentimentos intrínsecos, empoderamento feminino, desconstrução do machismo, entre outros.

Todos os projetos serão ofertados através do FIA que é responsável por disponibilizar recursos financeiros para projetos cadastrados por organizações da sociedade civil, os quais são acompanhados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A professora, educadora e empreendedora social, Shirley Fabiana da Silva ‘Negrita’, representante da Olakunde, reforçou a importância dos recursos para tirar os projetos do papel. “Através desses recursos vamos conseguir atender escolas públicas, para que crianças e adolescentes sejam transformadas. Então é super importante ter esse dinheiro para que a gente possa levar esses projetos para as escolas. E esse é o objetivo do Olakunde, a gente se transformar e transformar o próximo” explica Negrita.

Além da Olakunke, Gaspar conta com projetos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Clube Atlético Tupi. Cruz Azul, Associação Recreativa Moleques da Bola. São mais de R$ 1,1 milhão, divididos em 11 projetos que foram aprovados e passaram por uma seleção, de acordo com as normas do FIA.