Rua Prefeito Leopoldo Schramm recebe aplicação de concreto asfáltico

Via ficará no sistema siga e pare durante a quarta-feira, dia 12

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realiza nesta quarta-feira, dia 12, a execução dos serviços de aplicação da cama de concreto asfáltico, na Rua Prefeito Leopoldo Schramm, no bairro Gaspar Grande. Por esse motivo, a via ficará interditada no sistema siga e pare, em uma extensão de aproximadamente 600 metros (confira na imagem), das 7h às 19h.

A via estava com as obras suspensas, devido à suspensão do repasse de recursos do Governo Estadual. Após conversa entre a Prefeitura e representantes da Planaterra, empresa responsável pela obra, ficou decidido que a empreiteira terminará pelo menos esta etapa dos serviços, para garantir o conforto e segurança para a população que transita pelo local diariamente, mesm sem a liberação do recurso estadulal.

A obra foi iniciada em setembro de 2022, após a portaria do Governo do Estado garantir o aporte de R$5 milhões na obra. Para a execução da obra, o município antecipou a contrapartida e executou os trabalhos até agora. Porém, com o valor da contrapartida do município alcançado e a falta de repasse do Governo do Estado, as obras foram paralisadas.

O custo total da obra é de R$ R$8.566.564,00, sendo R$3.566.564,00 pagos pela prefeitura e R$5 milhões do Governo Estadual. A Prefeitura já investiu a sua contrapartida para garantir que a obra fosse iniciada e executada até agora. Porém, o valor do Governo do Estado é essencial para a continuação e término da obra e ainda não foi enviado e segue sem previsão.

A execução da pavimentação e drenagem da Rua Pref. Leopoldo Schramm compreende o trecho entre a interseção com a Rua Rosalina Theiss e a bifurcação com as Estradas Geral Gaspar Grande e Estrada Geral da Garuba, em uma extensão de 2.062 metros. Entre os serviços que a obra recebe são a execução de camada de base e sub-base com rachão compactado, aplicação de concreto asfáltico, drenagem e sinalização.

Obras incluídas no Plano 1000

Além da pavimentação da Rua Pref. Leopoldo Schramm, Gaspar também aguarda recursos do Governo Estadual para a reurbanização do trecho 2 da Rua Frei Solano, que também receberia R$ 5 milhões, com contrapartida de cerca de R$1 milhão do município. O repasse de RS 1,1 milhão para a estruturação física da UTI Geral Adulta. Implantação do sistema de esgotamento sanitário, para os bairros Centro, Santa Terezinha e Sete de Setembro, para esta obra eram previstos a destinação de R$30 milhões de reais, além de R$ 5 milhões para iniciar a obra da segunda etapa do Parque Náutico.