Sábado é Dia D da campanha contra gripe em Gaspar

Todas as unidades de saúde do município abrem durante o dia

No sábado, dia 13 de abril, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, realiza o DIA D da vacinação contra a influenza, também conhecida como gripe. O município terá 15 Estratégias de Saúde da Família (ESFs) com atendimento das 8h às 17h, sem intervalo, para reforçar a campanha e garantir a imunização da população. A Unidade Avançada de Saúde Adolfo Dorow (Gaspar Alto) abrirá das 8h às 13h.

Podem procurar uma unidade de saúde todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde (lista abaixo). Além da vacinação contra a gripe, a data de mobilização será dedicada para que a população coloque em dia todas as vacinas da caderneta de saúde. Para a vacinação, basta apresentar um documento oficial com foto e documento que comprove sua condição ou atuação.

A vacina é segura e está disponível também de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h nas unidades de saúde dos bairros com sala de vacina e na ESF do Centro, até às 19h30.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2024 teve início no dia 25 de março e segue até o dia 31 de maio. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a campanha por conta do aumento da circulação de vírus respiratórios no país; tradicionalmente, ela é realizada entre os meses de abril e maio.

Confira o Grupo Prioritário:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos 11 meses e 29 dias)

Trabalhador da Saúde

Gestantes

Puérperas

⁠Professores do ensino básico e superior

Povos indígenas

⁠Idosos com 60 anos ou mais

Pessoas em situação de rua

Profissionais das forças de segurança e salvamento

Profissionais das forças armadas

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas independentemente da idade

Pessoas com deficiência permanente

⁠Caminhoneiros

Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso

⁠Trabalhadores portuários

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas