Samae alerta possível falta de água, por conta da alta turbidez do Rio Itajaí – Açu
Bairros Barracão e Bateias podem ser os primeiros afetados
Diante do registro de elevações do consumo de água em algumas regiões da cidade, neste sábado, dia 4, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Gaspar (Samae) faz um alerta à população e solicita a colaboração de todos, para que o sistema de distribuição não seja comprometido. Os bairros que podem sofrer com um possível desabastecimento são o Bateias e Barracão.
Mesmo com todas as Estações de Tratamento de Água (ETAs) operando acima da capacidade normal, elas não conseguem atender a demanda por conta do alto consumo. Isso acontece porque a água está com níveis de turbidez acima do normal, por conta da elevação do nível do Rio Itajaí- Açu, ou seja, com muito mais sujeiras e isso provoca uma lentidão no tratamento da água e armazenamento nos reservatórios.
A alta turbidez da água significa que a água está turva devido a pequenas partículas sólidas nela, como excesso de areia. Isso dificulta o tratamento da água nas estações de tratamento.
O Samae solicita a colaboração da comunidade para utilizar a água de forma consciente durante este período. É fundamental que os moradores compreendam a importância das caixas d’água nestas situações, pois os reservatórios ajudam a minimizar possíveis impactos.
A autarquia reitera seu compromisso em garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento de água para toda a população e está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou fornecer informações adicionais por meio do número (47) 3091-2095.