Samae alerta possível falta de água, por conta da alta turbidez do Rio Itajaí – Açu

Bairros atendidos pelas ETA I e II podem ser os primeiros afetados 

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar informa que, devido às intensas chuvas no Alto Vale, os níveis de turbidez no Rio Itajaí-Açu estão acima do normal. Nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) 1 e 2, a turbidez atingiu 1000 NTU, levando à necessidade de limpeza dos decantadores e à paralisação temporária do tratamento de água.
Atualmente, as ETAs operam com 100% da capacidade. A ETA 1 atende os bairros Centro, Sete de Setembro, Santa Terezinha, Gasparinho, Gaspar Grande, Coloninha, Figueira, Margem Esquerda, Lagoa, Poço Grande, Macucos, Gaspar Mirim, Sertão Verde, enquanto a ETA II abrange Bela Vista, Figueira e Águas Negras.

A previsão é de recuperação do sistema no domingo, e a comunidade é instada a economizar água. A autarquia solicita a colaboração consciente da comunidade durante esse período e destaca a importância do uso de caixas d’água para minimizar possíveis impactos.

Para relatar problemas, esclarecer dúvidas ou fazer sugestões, entre em contato através do número de WhatsApp (47) 3091-2095, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.