Samae avança na implantação da nova rede de água entre os bairros Bateias e Barracão

Alterações temporárias no trânsito serão necessárias para a finalização dos serviços, que devem beneficiar mais de seis mil pessoas

‌A Prefeitura de Gaspar, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar avança na implementação de uma nova rede de abastecimento de água para os bairros Bateias e Barracão. Nesta terça-feira, dia 21, a implantação entrará na fase final, com a execução da interligação de rede, na ponte Ponte Adão Schmitt, localizada entre a Rua Duque de Caxias com início na Avenida das Comunidades. Com a finalização dos serviços, mais de seis mil pessoas serão beneficiadas. Para esta nova fase será necessário executar alterações no trânsito.

Na ponte, será realizada a fixação de uma tubulação de 400 mm em suportes metálicos. A nova rede será submetida a uma carga para verificar a possibilidade de existência de vazamentos. A previsão é que esta etapa da obra seja concluída até o final desta semana. Por conta da complexidade da obra o trânsito no local sofrerá com alterações (veja abaixo) durante o período da execução dos trabalhos. Após isso, será realizada a última interligação do sistema de bombeamento de água na Rua Barão do Rio Branco.

O principal objetivo da implantação dessa nova rede de abastecimento é garantir o fornecimento de água para os bairros Bateias e Barracão, utilizando água proveniente da Estação de Tratamento de Água I (ETA). Essa água será distribuída por meio do reservatório já instalado na ETA IV, que atualmente é responsável pelo abastecimento dessas regiões.

Com um total de mais de 3.500 metros de extensão, dos quais 3.460 metros já foram executados, essa obra busca solucionar problemas de abastecimento enfrentados pela região, quando ocorre período de estiagem e falta de água nas nascentes do Ribeirão Bateias. A nova estrutura irá beneficiar mais de seis mil pessoas, garantindo a distribuição contínua de água tratada, minimizando os impactos de eventos adversos climáticos.

O prefeito Kleber Wan-Dall destaca o investimento realizado pelo Samae para garantir um serviço de qualidade. “A Prefeitura, através do Samae reafirma mais uma vez o seu compromisso com a qualidade de vida da população e continua trabalhando para oferecer serviços essenciais de forma eficiente e sustentável. A conclusão da implantação da nova rede de abastecimento de água representa um avanço significativo nesse sentido, contribuindo para a melhoria da infraestrutura e bem-estar dos moradores dessas localidades”, salienta.

O investimento total da obra é de R$ 1.354.918,50. Além disso, o valor dos tubos e conexões adquiridos para a construção da rede de abastecimento foi de R$ 1.568.255,14. O valor total investido pela autarquia chega a quase R$ 3 milhões.

Alteração no Trânsito

A obra de ligação está na ponte Adão Schmitt, localizada entre o posto de gasolina La Victória e a Academia Orsy, na Avenida das Comunidades. O tráfego no sentido Blumenau – Brusque e Ilhota ficará interditado; os motoristas deverão utilizar rotas alternativas.

Para contornar o trecho em obras, os motoristas que vêm pela Avenida das Comunidades deverão acessar a Rua Doralício Garcia (Rua do Subway), seguir até o loteamento Avenida das Torres e depois acessar a Rua Rodolfo Vieira Pamplona, no sentido da Rua Barão do Rio Branco. Ao chegar na Barão, quem for para Brusque deve seguir à direita, e quem for para Ilhota deve seguir à esquerda, até o trevo da antiga Parolli.

Para os motoristas que seguem de Brusque ou Ilhota para Blumenau, o trânsito continua da mesma maneira.