Samae coleta mais de 31 toneladas de resíduos volumosos em outubro

Serviço foi ampliado por conta das chuvas que ocorreram no município

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar recolheu mais de 31 toneladas de resíduos volumosos no período de 4 a 24 de outubro. A ação foi realizada nos bairros Sertão Verde, Coloninha, Bela Vista e Figueira, que foram afetados pelas chuvas, resultando em inundações nessas áreas.

Normalmente, a coleta de resíduos volumosos atinge, em meses regulares, um máximo de três toneladas para a população. Devido às chuvas e à necessidade de prestar assistência às áreas afetadas, o serviço foi ampliado para incluir objetos provenientes das inundações.

A iniciativa faz parte do programa “Ecodescarte” do Samae, que se concentra no descarte adequado de resíduos sólidos volumosos, com ênfase em móveis de madeira, colchões, sofás e outros itens.

O serviço ajuda os moradores a fazer o descarte correto de objetos volumosos que não são recolhidos pelas coletas domiciliares da prefeitura, como eletrodomésticos, móveis danificados e colchões. Isso evita que materiais descartados de maneira inadequada obstruam cursos d’água, bocas de lobo e causem alagamentos.

Entre os resíduos mais coletados nas residências estão camas, colchões, móveis e sofás. Os moradores de Gaspar podem solicitar o recolhimento desses objetos entrando em contato com a Diretoria de Resíduos Sólidos do Samae por meio do número de WhatsApp (47) 99286-6268, telefone ou pessoalmente. O horário de atendimento é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para agendar o serviço, o usuário deve entrar em contato pelo WhatsApp ou ligar para o número (47) 3091-2095. Na data agendada, os resíduos volumosos devem ser colocados na calçada, pois as equipes de coleta não têm permissão para acessar propriedades privadas. Resíduos volumosos incluem madeiras, sofás, colchões, guarda-roupas, entre outros. Os resíduos eletroeletrônicos devem ser levados pelos moradores até o Ecoponto, localizado na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, no endereço Av. Frei Godofredo, 1635, Santa Terezinha, Gaspar, SC, 89114-310, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A quantidade a ser coletada deve ser informada com uma foto e uma descrição do tipo de resíduo no momento do agendamento.