Samae Gaspar termina ano com avanços na sustentabilidade
Projetos voltados à educação e coleta de resíduos foram ampliados para toda a comunidade
Com uma visão marcada por iniciativas que fomentam a sustentabilidade e a preservação ambiental, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAMAE Gaspar faz um balanço positivo das ações realizadas em 2022. Este ano, o SAMAE ampliou ações dos projetos de educação ambiental, tais como: Coleta de óleo, coleta de pilhas e baterias, construção de um Ecoponto, ampliação de redes de distribuição de água, entre outros.
O Samae recolheu e descartou em 2022, mais de 96 mil litros de óleo de cozinha, seja ele vegetal ou de origem animal. Ou seja, com essa ação, a autarquia fez com que que mais de 96 bilhões de litros de água não fossem poluídos. Além disso, a destinação correta deste material pôde evitar a contaminação do solo deixando de gerar problemas para o meio ambiente e custos ao município.
Outro projeto em prol da conscientização da população, sobre a importância da separação e descarte adequado de resíduos é a Coleta de Pilha e Baterias também executado em 2022 pela autarquia. Os materiais foram recolhidos pelo Samae e encaminhados para uma empresa que faz a destinação final das peças de forma totalmente sustentável. São seis pontos de coletas espalhados pelo município.
Para finalizar as ações desenvolvidas no fomento da sustentabilidade o Samae segue com a construção do ECOPONTO. A estrutura ficará localizada no Santa Terezinha em anexo a Secretaria de Obras e interligará os serviços da autarquia com moradores. A população poderá utilizar o espaço para descartar resíduos sólidos que não são recolhidos semanalmente nas coletas orgânicas. Objetos como móveis, pilhas, eletrônicos, lâmpadas, pneus e óleos. A previsão é que a obra seja entregue para comunidade no inicio do próximo ano.
O prefeito Kleber Wa-Dall destaca que essas ações moldam a qualidade de vida dos gasparenses. “Com um esforço coletivo de olhar para o que importa nos tornamos mais ágeis e eficazes nas soluções que o mundo pede. Então, ao apostar na coleta de resíduos que não degradam o meio ambiente na nossa cidade, estamos promovendo mais qualidade de vida para a nossa população”, pontua.
Além de acreditar na sustentabilidade o Samae Gaspar realizou durante o ano diversas intervenções na infraestrutura que impactam diariamente na melhoria do abastecimento e na qualidade da água que chega na torneira dos moradores. Somente neste ano, mais de 12 quilômetros da rede de abastecimento de água. O investimento total dessas obras soma cerca de R$ 2,3 milhões.
Além disso, a autarquia modernizou alguns equipamentos, á exemplo disso, foi comprado um novo gerador, que garante de forma interrupta e regular a captação e tratamento de água em caso de falta de energia elétrica. Outro equipamento que melhorou a qualidade no abastecimento de água em Gaspar foi a instalação do sistema de Telemetria, essa ferramenta permite automatizar a medição do nível do rio e prevenir falta de água nos reservatórios. Com as informações, a autarquia poderá ter mais agilidade na gestão dos sistemas e garantir que manobras emergenciais sejam adotadas de maneira rápida e eficiente, a fim de garantir qualidade no abastecimento aos moradores.
“Estes serviços são uma das nossas frentes de trabalho mais importantes, já que diminui a incidência de vazamentos – com a troca das redes – e garante uma melhoria no abastecimento da cidade. Quando renovamos ou adquirimos equipamentos mais resistentes ao tempo, que proporcionam maior estabilidade na distribuição de água, conseguimos garantir um serviço de qualidade para o contribuinte”, finaliza o diretor-presidente do Samae, Cleverton João Batista.