Samae informa sobre abastecimento de água em Gaspar
Autarquia solicita que a população economize água
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar informa que, na manhã desta segunda-feira, dia 8, os níveis de turbidez estão acima da normalidade, nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) do município. Neste momento a maior atenção da autarquia ain da é com a ETA V, responsável pelo abastecimento de água no Bairro Belchior. A orientação é que a população economize água, devido às chuvas registradas no município e no Alto Vale do Itajaí.
A ETA V trabalha com 100% da sua capacidade e o consumo continua alto. A ETA está com dificuldades para tratar por conta da sujeira que vem do Ribeirão Belchior. O reservatório está com 40% de sua capacidade e se o consumo continuar alto há grande possibilidade de faltar água no local. É fundamental que a população no bairro Belchior economize água neste momento, uma vez que a turbidez está em 180 NTU.
A ETA I está com 85% de sua capacidade de tratamento com uma turbidez de 1.040 NTUs. A ETA II opera com 100% da capacidade e uma turbidez de 980 NTUs, a ETA IV está com uma turbidez de 160 NTU com capacidade de 70%.
Os técnicos do Samae monitoram de perto a situação das ETAs em todo o município. Equipes da autarquia realizaram recentemente a desobstrução da passagem de água para a lagoa de decantação devido à grande quantidade de sujeira que foi arrastada pelo ribeirão no Bairro Belchior. Felizmente, o trabalho foi concluído com sucesso. No entanto,
O Samae solicita a colaboração da comunidade para utilizar a água de forma consciente durante este período. É fundamental que os moradores compreendam a importância das caixas d’água nestas situações, pois os reservatórios ajudam a minimizar possíveis impactos.
A autarquia reitera seu compromisso em garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento de água para toda a população e está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou fornecer informações adicionais por meio do número (47) 3091-2095.
A coleta de lixo segue conforme o cronograma de cada bairro. Em ruas alagadas não será possível realizar a coleta de lixo. É necessário que a população descarte corretamente os resíduos e coloque o lixo na rua apenas no dia em que o caminhão de coleta passar na sua rua, evitando o acúmulo de lixo, que pode obstruir bocas de lobo ou ser levado para os rios devido à chuva.