Samae informa sobre os níveis de turbidez do Rio Itajaí – Açu
População deve economizar água, principalmente nos bairros Bela Vista e Figueira
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Gaspar – Samae informa que, mesmo sem chuva no município desde o final de semana, o Rio Itajaí – Açu ainda apresenta níveis de turbidez acima do normal devido às águas que descem do Alto Vale. Por esse motivo, pode haver falta de água nos bairros Bela Vista e Figueira, atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) II, nesta quarta-feira, dia 22. A orientação é que a população economize água, principalmente aqueles que residem em áreas mais elevadas.
Atualmente, a ETA II opera com apenas 70% da capacidade de tratamento. As equipes técnicas do Samae continuam realizando a limpeza nos decantadores que, devido à turbidez, estão saturados por lodo, areia e outros tipos de detritos provenientes da enchente.
Essa situação dificulta o tratamento da água e o armazenamento nos reservatórios. O Samae solicita a compreensão da população e incentiva o consumo consciente de água. A equipe técnica está empenhada em normalizar a situação.
A autarquia reitera seu compromisso em garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento de água para toda a população e está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou fornecer informações adicionais por meio do número (47) 3091-2095.