Samae inicia projeto de coleta seletiva no CDI Natália Andrade dos Santos

Objetivo é garantir que os resíduos sejam separados nas unidades de ensino

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar, em parceria com a Secretaria de Educação, deu início a um projeto de coleta seletiva de resíduos nos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) do município. O primeiro CDI a receber a instalação dos contentores foi o Centro de Desenvolvimento Infantil Natália Andrade dos Santos, localizado no Bairro Lagoa, na quinta-feira, dia 23.

A iniciativa incluiu a instalação de dois contentores, um para resíduos recicláveis e outro para resíduos orgânicos. O Samae será responsável por fornecer aos CDIs os materiais informativos e de sinalização necessários para a coleta seletiva, além de capacitar os profissionais da educação sobre a correta destinação de cada tipo de material.

A diretora do CDI Natália Andrade dos Santos, Maristela Gamba Cardoso, destacou o envolvimento da instituição em atividades de sustentabilidade desde o ano passado. “Desde o ano passado, estamos desenvolvendo no CDI o projeto institucional Crianças e Natureza: Trilhando um Caminho Sustentável. O projeto visa promover a conscientização, reflexão, construção de conhecimentos e ampliação de repertório sobre temas que envolvem o cuidado com o meio ambiente, a partir de vivências significativas que sensibilizem as crianças, famílias e toda a comunidade do CDI”, explicou.

Entre as ações realizadas pelo CDI, estão uma campanha de arrecadação de tampinhas para doação ao abrigo São Francisco de Assis, coleta de óleo de cozinha usado para a produção de sabão e uma oficina de produção de papel reciclado. “Como o projeto foi muito significativo para as crianças e percebendo a importância da conscientização e sensibilização, estamos dando continuidade este ano”, afirmou a diretora.

Além das atividades mencionadas, o CDI também realiza o plantio na horta e coletando água dos aparelhos de ar-condicionado para regar as plantas. “A importância de promover essas ações com as crianças desde a primeira infância é fomentar um elo de amor, cuidado e respeito pela natureza, algo essencial para a vida em nosso planeta”, pontua Maristela.

A iniciativa do Samae de Gaspar e da Secretaria de Educação visa expandir a coleta seletiva para todos os CDIs do município, promovendo a educação ambiental e a sustentabilidade desde a infância.