Samae intensifica trabalho de geofonamento no Bairro Margem Esquerda
Serviço identifica vazamentos de água nas ruas do município
Com o objetivo de intensificar o controle na rede de abastecimento e evitar desperdícios, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar intensifica o serviço de geofonamento durante a madrugada no município. O Bairro Margem Esquerda recebe um mutirão do serviço durante a semana.
O geofonamento funciona como um exame de ultrassom, que capta ruídos e vibrações de vazamentos em dutos subterrâneos, onde há perda de água. O Samae utiliza este método para otimizar o trabalho, pois identifica o local exato, gasta-se menos tempo e recursos para abrir a rua em busca do problema e, assim, a solução é mais rápida, evitando o desabastecimento.
O mapeamento é realizado de madrugada, das 22h às 4h, quando a cidade está em silêncio. Isso se dá porque o aparelho de geofonamento é sensível aos sons, e por isso, é fundamental que haja o mínimo de interferência para que os técnicos possam ouvir e perceber o ruído dos vazamentos.
A iniciativa é uma das ações de combate a perdas de água, assegurando a disponibilidade do recurso, bem como a qualidade da água que é oferecida à população. Esse é um trabalho constante que ocorre em todos os bairros.
O Samae informa que, para evitar fraudes ou golpes, os servidores responsáveis estarão devidamente identificados com o uniforme oficial e com o veículo oficial da autarquia.
Mais informações: (47) 3091-2095