Samae orienta comunidade sobre coleta seletiva
Desde fevereiro coleta acontece de forma especial das 5h às 13h
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Gaspar, solicita a atenção dos moradores em relação ao armazenamento do lixo reciclado. Desde o início de fevereiro, a coleta seletiva é realizada das 5h às 13h, conforme o calendário. Além disso, para o recolhimento, é necessário que a comunidade armazene os resíduos reciclados em sacos plásticos de até 100 litros, fechados e dispostos em locais apropriados para a coleta, evitando que se espalhem pela via pública.
Devido às chuvas, o material armazenado de forma inadequada fica molhado, tornando impossível a sua recuperação para reciclagem. Para uma separação correta, a população deve colocar todo o material reciclável seco, como papel, vidro, plástico e metal, em sacos de lixo. Profissionais relatam que frequentemente os resíduos recicláveis não estão acondicionados em sacos plásticos, o que impede a coleta, uma vez que os caminhões utilizados são do tipo baú. Além disso, é importante não exceder o limite de peso da sacola para facilitar o manuseio e evitar que ela se rompa.
A autarquia orienta que os moradores estejam atentos ao dia em que o caminhão da coleta seletiva passa por suas casas, a fim de que os resíduos recicláveis sejam colocados na lixeira apenas nesses dias. Por meio do link: O SAMAE, a população consegue consultar os dias de coleta no bairro.
Saiba como separar o lixo reciclável:
Lixo comum: restos de comida, papel higiênico, guardanapos usados, fraldas, absorventes íntimos, fitas adesivas e tudo o que for considerado “rejeito”, que é o tipo de resíduo sólido que não pode ser reciclado ou reaproveitado.
Lixo reciclável: papéis, plásticos, latinhas de ferro e alumínio, caixas de leite e de suco, vidro e tudo o que for considerado material reciclável, ou seja, que pode ser reciclado e reaproveitado.
Observação: Para descartar o lixo reciclável de forma correta, é importante higienizar tudo o que é reciclável.
Não jogue no lixo:
Aparelhos eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias, óleo de cozinha e pneus. Esses materiais devem ser entregues no Ecoponto de Gaspar, pois, caso descartados incorretamente, esses resíduos podem causar sérios danos ambientais e à saúde da população.