Samae realiza ações educativas sobre o uso consciente da água

Nesta terça-feira, dia 11, alunos do Colégio UNI participaram da atividade

Manter a torneira fechada enquanto escova os dentes, reaproveitar a água da máquina de lavar, usar balde de água ao invés de mangueira, entre outras ações. Sensibilizar sobre o uso correto de água é uma das ações realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Gaspar (SAMAE). Nesta terça-feira, dia 11, os alunos do Colégio Uni, receberam uma atividade educativa da autarquia.

Responsável pelas Estações de Tratamento de Água e Esgoto, Djonathan João Custódio e a química Gisela Maria Lobo, explicam para os alunos sobre os caminhos que a água percorre desde a sua captação até chegar ao destino final (residências, comércio e indústrias). Além disso, os alunos puderem aprender como funciona a Estação de Tratamento de Água (ETA) através de uma réplica de uma ETA.

As escolas e comunidades recebem as ações educacionais conforme a demanda de cada uma. A ação educativa realizada no Colégio UNI é uma das diversas iniciativas que a autarquia possui em relação à sustentabilidade. Ações de visitação das ETAs, Ecoponto e outras instalações do Samae são realizadas constantemente, com o objetivo de criar uma sociedade mais engajada com a preservação dos recursos naturais.

O diretor-presidente da autarquia, Jean Alexandre dos Santos, ressalta sobre a importância do trabalho de educação ambiental realizado pelo Samae. “Diante de tamanha discussão sobre a importância da água no mundo, a escola é um espaço que mobiliza reflexões e ações que instigam o cuidado com uma das maiores fontes de vida. Discutir e refletir ações que possibilitem o cuidado e o consumo consciente da água é garantir a qualidade de vida e o futuro das próximas gerações”, pontua Jean.

O Samae segue de portas abertas para visitação de todos os espaços. Para quem deseja fazer uma visita guiada pelas ETAs ou pelo Ecoponto, basta agendar um horário através do número (47) 3091-2095.