Sancionada a Lei que paga piso nacional para os profissionais da educação de Gaspar
Assinatura da lei foi realizada nesta quarta-feira, dia 13
Com objetivo de valorizar a educação de Gaspar e dos profissionais, o prefeito Kleber Wan-Dall sancionou, nesta quarta-feira, dia 13, a Lei nº 4.220 que regulamenta o pagamento do piso salarial dos professores. Agora, a lei garante que o vencimento-base da carreira do magistério passa a ser de R$ 3.845,63, representando um aumento de 33,24%.
O novo reajuste salarial valoriza os cerca de 340 professores do quadro do magistério da rede municipal de ensino. Pela lei, serão contemplados com o reajuste professores, coordenadores, mediadores de leitura, arte educador de dança, música, teatro e artes visuais, professor de informática, educação física e professor de apoio e suporte.
Os profissionais terão direito aos vencimentos retroativos a 7 de fevereiro deste ano. O salário com os devidos aumentos serão realizados conforme o cronograma de pagamento da Prefeitura de Gaspar.
De acordo com o prefeito Kleber Wan-Dall, a educação segue sendo prioridade no governo. “A Educação ocupa o topo da lista de prioridades de qualquer governo e aqui não medimos esforços, seja em investimentos na infraestrutura, ou nesses casos, que investimos nos nossos professores, enxergamos e valorizamos o profissional como um fator essencial para a melhoria da qualidade do ensino. O pagamento em dia e obedecer aos reajustes necessários não significa somente cumprir as obrigações legais, mas prova a valorização do servidor público e o comprometimento da gestão municipal”, comenta Wan-Dall.
Com o aumento do salário base, o município terá um acréscimo financeiro na folha de pagamento de mais de R$ 450 mil. “Um reajuste de mais de 33% gera um impacto expressivo em qualquer administração pública, mas mesmo com todos esses desafios, não mediremos esforços para fazer cumprir o que é de direito desses profissionais”, pontua Wan-Dall.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Servidores Público de Gaspar (Sintraspug), Jefferson Debus, comemora o aumento do salário da categoria. “Neste ano, o Sintraspug comemora 33 anos de existência de dedicação ao servidor público e também na melhoria dos serviços públicos. Estou feliz em fazer parte deste momento histórico, onde vemos que através de diálogo, respeito e bom-senso conseguimos ter um reajuste dessa magnitude para os profissionais da educação”, comenta Jefferson.
A assinatura da Lei foi acompanhada pela diretoria do Sintraspug, profissionais da Educação, servidores da Secretaria de Educação e lideranças políticas.