Saúde alerta para o aumento de casos de Covid-19

Somente nos últimos 30 dias foram confirmados 119 casos no município

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população para o aumento no número de casos de Covid-19. Dados do Boletim da doença desta segunda-feira, dia 30, apontam que entre os dias 26 de setembro e 27 de outubro, foram confirmados 119 casos, o número mais expressivo do ano. Em julho e agosto, o número contabilizava apenas 20 casos confirmados no município.

Além disso, Gaspar registrou o óbito de uma mulher com 84 anos, neste domingo, dia 29. Este é o segundo registro de óbito neste ano. Não há registros de pacientes gasparenses internados no Hospital de Gaspar nem nos hospitais da região.

Por isso, a recomendação é redobrar as medidas de prevenção e, em caso de febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta e coriza (sintomas das síndromes gripais em geral), ir a uma Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima para fazer o teste rápido de covid-19. Os testes são indicados para os pacientes com sintomas gripais.

Para quem não tem sintomas e não está com a vacinação em dia, deve procurar a sua ESF para imunização. As ESFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Na Unidade de Saúde do Centro, o atendimento acontece até às 19h30.

Também é importante reforçar cuidados preventivos, como evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão frequentemente, usar álcool 70% nas mãos e usar máscaras em locais fechados, principalmente se estiver com sintomas.

O secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, observa que os dados batem com outro índice que pode estar diretamente relacionado: a constante queda na procura pela vacina contra a doença. “A falsa sensação de segurança das pessoas que tomaram uma ou duas doses e não completaram o esquema vacinal pode ser a oportunidade de o vírus voltar a se instalar em nosso meio. Precisamos deixar a vacinação em dia e continuar tomando os cuidados necessários para evitar que a situação epidemiológica se torne novamente negativa,” alerta o secretário.