Saúde de Gaspar desenvolve ações alusivas ao Dezembro Vermelho

Ação realizada em dezembro reforça o combate e prevenção da AIDS/HIV

Durante o mês de dezembro, a Saúde celebra o mês alusivo a conscientização, combate, prevenção e tratamento do HIV e AIDS. A Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Saúde, desenvolve durante o mês diversas ações como oficinas de testes rápidos, palestras e a decoração especial da policlínica e das Estratégias de Saúde da Família – ESF de Gaspar.

Nos dias 01 e 08 de dezembro, serão realizadas oficinas de testes rápidos com os profissionais da área de saúde de Gaspar, afim de trazer mais segurança e acolhimento para os pacientes na hora de realizar os exames. Com o mesmo objetivo, no dia 13, os profissionais da área, participam de uma palestra com um médico infectologista.

Durante todo o mês, a Policlínica Municipal, bem como as Estratégias de Saúde da Família – ESF estão com uma decoração especial e com materiais impressos, que busca ganhar uma maior atenção da comunidade a causa, e incentivar que a população realize os testes rápidos.‌

A Secretaria também realizada palestras agendadas em algumas empresas. A ação é realizada durante todo o ano, mas reforçada no mês de dezembro, quando aumenta a procura. Na última semana, foi realizada uma conversa de prevenção com os colaboradores que estão trabalhando nas obras de duplicação da BR 470.

Os testes rápidos consistem em uma coleta de sangue pequena com 4 exames a serem identificados: HIV, Hep B, Hep C e Sífilis. A comunidade pode realizar o teste em todas as estratégias de saúde, com demanda espontânea e através de agendamento, e também na policlínica municipal. Os resultados saem em média de 20 minutos.

O Secretário de Saúde, Santiago Navia, destaca que o indivíduo que descobrir precocemente ser portador do vírus terá a oportunidade de começar o tratamento no momento certo. “Iniciar o tratamento precocemente, permite controlar a replicação do vírus, reduzindo a carga viral no corpo, preservando a saúde geral e proporcionado que o infectado tenha uma melhor qualidade de vida. É importante destacar que a melhor prevenção contra a doença é o uso de preservativo”. destaca Navia.

O Dia “D”

O Dia Mundial de Combate à AIDS é celebrado em 1º de dezembro. A data foi criada para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção e aumentar a compreensão sobre esta síndrome.