Saúde divulga boletim da dengue
Município contabiliza 11 casos positivos da doença
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, apresenta nesta quarta-feira, dia 14, o boletim epidemiológico da dengue. O informe mostra dados referentes ao período de 05/02 a 09/02 e aponta que o município registra 11 casos de dengue, com 16 casos em investigação. Além disso, foram identificados 89 focos do mosquito Aedes aegypti.
Diante desse cenário, é crucial que os moradores redobrem os cuidados, especialmente devido à onda de calor e à umidade. Em resposta ao aumento de casos, a Secretaria de Saúde está intensificando as ações de combate, realizando visitas nas regiões com maior incidência de casos e focos. Nessas localidades, os agentes de combate a endemias da Vigilância em Saúde orientam a população e removem criadouros de mosquitos.
A transmissão da dengue ocorre durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem surgir em até 15 dias.
Geralmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C) que persiste por dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e nos olhos. Manchas podem surgir na face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também são sintomas que podem ocorrer.
Conte com os agentes
Atualmente Gaspar conta com 25 agentes de endemias, eles são responsáveis pela realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores de Gaspar.
Conheça os agentes de endemias de Gaspar através do link:
Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar