Saúde realiza ação da Campanha ‘Setembro Amarelo’

Atividade ocorre no sábado, dia 24 a partir das 9h e frente à unidade de saúde do Centro

No sábado (24) a partir das 9h, na Praça em frente a Unidade de Saúde do Centro, a Secretaria de Saúde realiza mais uma ação com o objetivo de informar a comunidade sobre a Campanha do Setembro Amarelo ‘A Vida é a Melhor Escolha’. A atividade será conduzida por profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em parceria com demais serviços de saúde.

Na ação será realizada uma roda de conversa sobre saúde mental e suicídio, assuntos, que muitas vezes são tratados como tabu, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação, sinais, oferta e busca por ajuda, principalmente pelo preconceito e falta de informação. O objetivo é promover conscientização acerca do tema do suicídio e proporcionar momento de encontros e trocas entre profissionais de saúde e população.

Durante todo o mês de setembro a Secretaria de Saúde realiza outras atividades alusivas à campanha que enfatiza a importância de as pessoas que passam por momentos difíceis e de crise buscarem ajuda. Nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) e no CAPS, profissionais alertam os gasparenses sobre a realidade da prática no Brasil e no mundo, além de reforçar a importância do diálogo e do debate sobre a saúde mental e canais de acolhimento a quem está em sofrimento psíquico.

Além disso, o CAPS preparou um painel com mensagens motivacionais aos usuários que são atendidos no local, distribuição de cartões que contêm informações dos serviços que acolhem demandas de sofrimento emocional, esclarecimento do tema, canais de comunicação, entre outras.

O secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, destaca que o atendimento ocorre durante todo o ano. “O trabalho sobre a saúde mental em Gaspar ocorre durante todo o ano, mas estamos intensificando as ações durante o mês. São várias atividades em espaços diferentes, para que a nossa comunidade possa entender e acolher a dor do outro e promover a valorização da vida, além de saber onde procurar ajuda”, pontua o secretário.

Procure ajuda

Se você está (ou conhece alguém) deprimido ou angustiado, sem vontade de viver, é fundamental buscar ajuda o mais rápido possível. Existem alternativas ao suicídio e buscar o auxílio adequado é o primeiro passo. Os acompanhamentos médicos e psicológicos são as maneiras mais eficazes de tratamento.

O CAPS de Gaspar trabalha em regime de porta aberta, isto é, sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários.

A pessoa que procura o CAPS é acolhida e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular específico para as suas necessidades e demandas. Uma equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso. Além disso, atua no acolhimento integral às situações de crise, nos estados agudos da dependência química (álcool e drogas), nas quais o usuário pode permanecer para o tratamento por tempo determinado.

Busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções. A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro. E, se quiser, busque o Centro de Valorização da Vida (CVV). Ligue 188. Ou, ligue no CAPS Gaspar (47) 3091-2101, endereço Av. Construtor Augusto Vitório Deschamps – Santa Terezinha.

Arquivo PMG