Saúde realiza DIA D do Dezembro Vermelho no sábado, dia 10

Ação ocorre das 8h às 15h, na Unidade de Saúde do Centro

Neste sábado, dia 10, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde e Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realiza o dia D da Mobilização do Dezembro Vermelho, mês da campanha nacional de prevenção ao vírus do HIV/AIDS e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O evento será realizado na Unidade de Saúde do Bairro Centro, das 8h às 15h.

Durante o dia será ofertado a testagem rápida para HIV, orientações sobres as ISTs e distribuição de preservativos. Além disso, haverá disponibilização das atualizações de vacinas.

Nos demais dias, a ação ocorre no SAE, localizado na Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi, com atendimentos das 7h às 17h, sem intervalo, até o dia 15 de dezembro. Durante esse período, profissionais de saúde realizarão um mutirão de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites. O objetivo da campanha é atrair a população para a realização destes testes simples e levar a saúde sexual a sério, quando realiza orientações sobre a prevenção e cuidados com as ISTs.

O local possibilita o diagnóstico oportuno de HIV/Aids, com oferta de testes e serviços ambulatoriais especializados. Todo o processo é sigiloso e o resultado sai em até 30 minutos. O atendimento envolve, ainda, o aconselhamento pós-teste, no qual o profissional tira dúvidas sobre o resultado e faz os devidos encaminhamentos para os casos diagnosticados reagentes.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, neste ano foram registrados 21 novos casos de HIV/AIDS, além disso, cerca de 200 pacientes são atendidos mensalmente pelo SAE. Além da ampliação do atendimento durante a Campanha do Dezembro Vermelho, a Secretaria de Saúde realiza diariamente os exames rápidos ISTs nas próprias Estratégias Saúde da Família (ESFs) dos bairros e faz a entrega de preservativos.

O secretário de Saúde, Francisco Júnior Hostins, destaca que todos serão bem-vindos. “Aqueles que estiverem em risco recente ou tiverem relações sem preservativos devem procurar atendimento, realizar exames, sem nenhum receio. Todos serão muito bem acolhidos pelas nossas equipes. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo conseguimos realizar um tratamento adequado e garantir uma melhor qualidade de vida para esse paciente”, pontua o secretário.