Saúde realiza mais de dois mil atendimentos durante o Dia D de vacinação
Vacinação, atendimento médico, odontológico e de enfermagem foram disponibilizados durante o sábado
Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no dia 17 de junho o Dia D da vacinação contra a Gripe, em todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs). Durante toda a jornada, as Unidades de Saúde estiveram abertas das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço, proporcionando acesso fácil e conveniente aos serviços de saúde para a comunidade. No dia, foram aplicadas 852 doses de vacinas, além da realização de mais de 1.150 procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem.
Das 852 doses aplicadas no sábado, 639 foram para imunizar contra o vírus da Gripe, 213 doses contra a Covid-19 e outras vacinas da imunização básica. Além do dia D da vacinação contra a Gripe, outros serviços foram disponibilizados para a comunidade. Houve 15 consultas de enfermagem com coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero, uma colocação de DIU e um total de 64 consultas médicas.
Na área odontológica, foram realizadas 45 consultas, que incluíram 215 procedimentos odontológicos. Além disso, os profissionais de enfermagem realizaram 1.150 procedimentos na promoção da saúde e na assistência à população.
O secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, destaca a importância da imunização. “Neste período de temperaturas baixas, é comum observarmos um aumento na procura por atendimento nas unidades de saúde devido às doenças respiratórias. No entanto, quando uma pessoa está com a vacinação em dia, os sintomas tendem a ser mais leves e a propagação da doença é reduzida, o que diminui a necessidade de buscar atendimento médico. É crucial que a população procure as nossas ESFs o mais rápido possível”, comenta o secretário.
Busca ativa
De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 44,39% do público alvo da imunização da Gripe recebeu a imunização, a meta estipulada é 90%. No total, foram aplicadas 14.013 doses da vacina contra a Gripe em Gaspar. Para ampliar a vacinação no município, a Secretaria de Saúde iniciou a busca ativa entre os grupos prioritários, que inclui professores, profissionais de saúde, idosos, crianças, além de estratégias para imunizar a população em geral aos sábados, além da aplicação de vacina na unidade de Saúde Central, que funcional até às 19h30.