Saúde segue em alerta para a Dengue em Gaspar

Chuva aumenta incidência de novos focos do mosquito

Mesmo sem casos positivos de dengue, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde segue em alerta para o combate do mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor da Dengue, principalmente por conta do período chuvoso que o município vive. Dados desta quinta-feira, dia 23, apontam que o município possui 156 focos da doença e seis casos suspeitos em analise.

Para evitar a proliferação do mosquito e a formação de criadouros, é necessário inspecionar os ambientes externos e internos de casa, manter a caixa d’água fechada e limpa, cuidar do lixo e dos vasos de plantas, trocar diariamente a água dos recipientes dos pets, colocar água sanitária nos ralos e tampá-los após secar e evitar a exposição de qualquer objeto que concentre água parada.

O secretário de Saúde, Francisco Junior Hostins, reforça com a comunidade para que intensifiquem o combate à dengue no quintal de casa. “As pessoas precisam fazer a sua parte. O combate à ao mosquito da dengue só é efetivo se cada um nos ajudar. Estamos em um período crítico esses ovos em contato com a água, tem tudo para eclodir e a larva nascer. Precisamos da ajuda de todos”, salienta o secretário.

Conte com os agentes

Atualmente Gaspar conta com 21 agentes de endemias e um agente comunitário, eles são responsáveis na realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores de Gaspar.

Conheça os agentes de endemias de Gaspar através do link: Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar