Secretaria de Assistência Social garante proteção aos mais vulneráveis em 2022
Destaque foi para as ações destinadas aos idosos gasparenses
Mulheres, jovens, adultos, crianças, terceira idade, pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua. Esse foi o público beneficiado pelas ações realizadas pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social, durante todo o 2022. O destaque foi o retorno das atividades com os idosos, que tiveram que ser adiadas por dois anos, por conta da pandemia de Covid-19.
O Centro de Convivência do Idoso retomou com as atividades voltadas ao público da melhor idade. No local, os idosos têm acesso a oficinas totalmente gratuitas de pintura, artesanato, clube de leitura, ginástica, aulas de informática, através do projeto Digitei 60+ e jogos de mesa (Baralho, Dominó, General).
Para atender às mulheres em situação de violência, a Secretaria de Assistência Social iniciou um convênio com a ‘Casa das Anas’, o convênio prevê uma colhimento provisório dessas mulheres acompanhadas dos seus filhos. No local, elas recebem atendimento de uma multidisciplinar, com apoio de psicólogo, assistentes sociais e acompanhamento jurídico, além de participarem de oficinas e cursos para o retorno ao mercado de trabalho.
Além disso, outros projetos voltados para esse público é o Grupo de Mulheres Vítimas de Violência, desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O projeto é realizado com o intuito de reduzir os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher e ofertar um atendimento mais cuidadoso e afetuoso, além de criar a autoestima e segurança financeira. Outro projeto que promove o protagonismo da mulher gasparense é o Projeto Mulheres Sim, que qualifica as mulheres para o mercado de trabalho.
Os três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) executaram diversos projetos, ações, atividades, oficinas, cursos, encontros, que foram fundamentais para garantir à população o acesso aos direitos socioassistenciais. Além disso, foi iniciada uma parceria com o Circulo de Hospitalidades e com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) que proporcionou a regularização de documentos de pessoas estrangeiras.
Neste ano, a secretaria de assistência redobrou os cuidados com a pessoa em situação de rua. Foram realizadas diversas ações em prol dessa população, uma delas é a abordagem social, em que os servidores do órgão realizam encaminhamentos para os equipamentos sociais ofertados pelo município, prestando assistência com eventuais tratamentos em saúde. Além das abordagens sociais, a secretaria abre um abrigo temporário, em caso de necessidades, para que essas pessoas em vulnerabilidade social possam ter uma noite segura.
O secretário da pasta, Salesio da Conceição, destaca que, “a assistência Social tem um papel determinante no enfrentamento as vulnerabilidades sociais e na proteção das nossas famílias e pessoas em situação de risco. Nosso objetivo é fazer com que essas pessoas tenham acesso a uma qualidade de vida, através dos nossos serviços que garantem a dignidade delas perante a sociedade”, pontua o secretário.