Um incêndio sem causa conhecida marcou para sempre a história da Escola de Educação Básica Aninha Pamplona Rosa. Em março de 1989 as chamas destruíram por completo a pequena casa de madeira que funcionava como sala de aula para um pequeno grupo de estudantes. O fogo consumiu todo o local e destruiu os arquivos históricos da Unidade Escolar, que na época era denominada Escola Isolada Gaspar Mirim.
Não se sabe ao certo a data de fundação da escola, nem quantos alunos estudavam no local na época do incêndio. As paredes de madeira deram lugar a uma sala arejada, construída com material de alvenaria. Uma grande festa foi organizada para inaugurar o novo educandário, que até 1996 atendeu as crianças do Gaspar Mirim.
Em 1996 a pequena escola do interior teve que ser ampliada, pois muitas famílias estavam morando na localidade e a demanda de alunos aumentou consideravelmente. Foi construída apenas uma sala de aula nova. Em 1997 a Rede Municipal de Ensino de Gaspar assumiu a administração da unidade, que passou a chamar-se Escola Aninha Pamplona Rosa, em homenagem a uma das primeiras professoras que trabalhou na escola e que era muito querida por todos os alunos e pais.
No ano 2000 aconteceu uma nova ampliação no educandário, que ganhou mais duas salas de aula, uma varanda e sanitários. A cozinha foi reformada e ampliada. Hoje a escola atende alunos matriculados nas turmas de educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental.
A unidade possui uma área destinada para brincadeiras, com parque, caixa de areia e brinquedos. Salas de aula equipadas com TV, DVD, ar condicionado e rádio, sala de informática, biblioteca, secretaria, apoio pedagógico e refeitório compõem a estrutura da unidade.
A escola atende crianças doa Educação Infantil – Período da Infância III e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.