A Escola de Educação Básica Belchior, situada no bairro Belchior Central, é um dos educandários mais antigos do município. A escola foi criada em 1960 no mesmo lugar onde se encontra hoje, com o nome de Escola Isolada Belchior. Pertenceu à Rede Estadual de Ensino até 1990, quando a mesma foi municipalizada pelo governo do Estado.
A escola, na verdade, existe desde 1910, porém localizava-se em outro lugar do bairro e funcionava de maneira multisseriada. A professora aposentada Carmem dos Santos foi a primeira a trabalhar no educandário localizado no Belchior Central. Na época a instituição passou a ser desdobrada e atendia 40 alunos.
Em 1960 a escola foi construída no mesmo local, só que desta vez de alvenaria, pois antes era de madeira. Já em 1969 construiu-se um galpão com piso e telhado e também uma cozinha onde começou a ser servida a merenda escolar. No final da década de 1980 o educandário passou a ser Escola Reunida Belchior, onde tinha um responsável pela direção por meio período e um professor para cada série.
No ano de 1998 a escola se tornou Escola Municipal Belchior, através de um projeto do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal, pertencendo totalmente ao município. No dia 23 de outubro de 2000, a escola passou a se chamar Escola de Educação Básica Belchior pela portaria normativa nº 003/2000/SE.
Em 2010, alunos e professores criaram um hino para a instituição, que foi apresentado à comunidade escolar em março de 2011, na inauguração da ampliação de uma sala de aula. O compositor é João Batista Bohn.
Hoje, a escola atende turmas de Educação Infantil – Período da Infância III e 1º a 5º ano do ensino fundamental.