A Escola de Educação Básica Ferandino Dagnoni, situada no bairro Gasparinho, funciona em um amplo espaço, com 10 salas de aula e capacidade para atender 20 turmas. Possui quadra de esportes, biblioteca, sala de informática, sala de professores, secretaria, cozinha, refeitório, cantina, sala multifuncional, duas salas ambiente, sala de coordenação e banheiros.
Mas esta nem sempre foi a realidade do educandário. Quando inaugurada, em 1950, a escola se chamava Escola Estadual Desdobrada do Gasparinho. Funcionava em duas salas de aula de madeira. Não havia cozinha e nem horta. Era ladeada por uma cerca de arame e somente dois professores trabalhavam na educação das crianças.
Em 1977 passou a se chamar Escola Reunida Gasparinho e permaneceu com este nome até 1988. Neste período Sueli Guilhermina Parme começou a trabalhar na escola. A merendeira cuida do lanche das crianças até os dias de hoje. Um ano após a chegada da merendeira, em 1988, foi nomeada a primeira diretora do educandário, Zilma Sansão Benevenutti.
Neste período a unidade passou por um processo de municipalização. Em 1993, foi construído um novo prédio, com mais salas de aula, cozinha, refeitório e banheiros, onde a escola funciona até hoje. Em 1998 o educandário mudou novamente de nome, vindo a chamar-se Escola de Ensino Fundamental Ferandino Dagnoni, em homenagem a um dos primeiros moradores da região, que era proprietário das terras adquiridas para a construção da nova escola. Hoje, a casa de Ferandino ainda existe e fica ao lado da unidade. Lá mora um dos filhos do homenageado.
A escola atende alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.