A Escola de Educação Básica Mário Pederneiras situa-se no bairro Lagoa. Atende alunos da Educação Infantil – Período da Infância III e 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
A história do nome da escola não pode ser confirmada devido à falta de registros. O que se sabe é que Mário Pederneiras era um poeta brasileiro nascido no Rio de Janeiro e que a hipótese mais provável é que este nome foi escolhido em homenagem ao poeta pelos governantes do estado da época. Não há registros da fundação da escola, sabe-se apenas que primeiramente a escola era de poder público estadual e que posteriormente foi assumida pelo município.
Os profissionais seguem a proposta pedagógica do município, tanto para o Ensino Fundamental quanto para a Educação Infantil, planejando de formas diferenciadas, através de projetos e sequências didáticas o que as crianças precisam aprender. Buscam pensar a criança na sua individualidade e na cultura, procurando ampliá-la nas dimensões da música, pintura, desenho, leitura e brincadeiras. Para tanto, os professores planejam a partir das necessidades das crianças e procuram usar diferentes espaços para a aprendizagem.