A Escola de Ensino Fundamental Professor Olímpio Moretto, localizada no bairro Gaspar Grande, abriu suas portas em meados de 1920. Tinha o objetivo de atender os filhos dos moradores do Gaspar Grande e da Garuba.
Por volta de 1920 o educandário era chamado de Escola Isolada de Gaspar Grande e funcionava como escola particular. A professora e proprietária da unidade era Maria das Neves. Logo em seguida ingressou também a professora Alice Klock. Em 1933 esta instituição já pertencia à rede estadual de ensino e tinha como professora Emília Zimermann, considerada a primeira professora pública da escola.
No ano de 1950 o educandário passou a se chamar Escola Mista Estadual de Gaspar Grande. Em 1961 havia na unidade os professores Olímpio Moretto, no cargo efetivo, lecionando para 2ª, 3ª e 4ª séries e Mário Nühs, lecionando para a 1ª série. Atendiam um total de 75 alunos distribuídos em dois turnos.
Em 1964, após a modificação da escola com a construção de duas salas de aula, passaram a denominá-la Escola Isolada de Gaspar Grande. Em 1991, o educandário foi municipalizado, passando a pertencer a rede municipal de ensino, com o nome de Escola Isolada de Gaspar Grande.
Já em 1982, Mário Schramm financiou a construção do prédio de alvenaria da escola que se encontra ainda hoje. Esta passou por ampliações no ano de 2002. Em 1998, com a Lei nº 1.762 foi criada a Escola Municipal Olímpio Moretto. A escola assim foi chamada devido ao professor Olímpio Moretto, que trabalhou com bastante empenho nessa unidade escolar, durante os anos de 1945 até 1975. O mesmo veio a aposentar-se por invalidez e hoje já é falecido.
No ano de 2002 a unidade foi ampliada e denominada Escola de Ensino Fundamental Professor Olímpio Moretto. Atualmente atende turmas do 1º ao 5° ano do ensino fundamental.