Em 4 de maio de 1936 foi fundada a primeira escola na comunidade de Porto Arraial, na Margem Esquerda, chamada de Escola Municipal do Porto Arraial. Contava na época com 34 alunos (16 meninos e 18 meninas).
Com o passar dos anos e o crescente número de crianças na comunidade, constatou-se a necessidade de ampliar a escola. Foi criada então em 1984 a Escola Básica Professor Vitório Anacleto Cardoso, que recebeu este nome em homenagem ao seu primeiro professor.
Vitório Anacleto Cardoso era filho de Izaquiel Anacleto Cardoso e de Maria Muller Cardoso. Era casado com Fredervinda Bucher com que teve dois filhos: Henrique Cardoso e Euclides Cardoso. Faleceu em 10 de julho de 1941. Era natural de Gaspar e morava na Margem Esquerda. Foi professor no Gasparinho, na localidade de Arraial e no Porto Arraial. Tinha vocação para ser professor e lecionava também em sua casa dando aulas particulares e de religião.
No ano de 1985 se iniciou a primeira turma de 5ª série da Escola de Educação Básica Vitório Anacleto Cardoso. Em 20 de agosto de 1988 foi inaugurado o novo prédio que possui 834 m² de área construída, distribuídos em salas de aula, salas de professores, administração, cozinha, biblioteca, refeitório e quadra de esportes.
A Escola de Educação Básica Professor Vitório Anacleto Cardoso atende hoje alunos do 1º ano ao 9º ano do ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino.
Em 2013 foi inaugurada a reforma e ampliação dos espaços físicos, como: Ginásio Poliesportivo, sala de professores, coordenação, arena de vôlei de areia, vestiários masculino e feminino, lavação, banheiros adaptados e a cobertura na área central da unidade.